USF do Paviotti precisa de mais agentes de saúde, médico e reformas, diz Professor Adriel, após visita

ProfessorAdriel 25.10.2021 DiscursoProfessor Adriel pediu que o Poder Executivo “considere, com muita atenção, a abertura de novos concursos públicos para aumento do efetivo” dos agentes comunitários de saúdeO vereador Professor Adriel (PT) defende a realização de concurso público para a contratação de mais agentes comunitários de saúde (ACS) para a Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Calil, no Jardim Paviotti. Em discurso na sessão ordinária de segunda-feira (25), o parlamentar disse que visitou o local, recentemente, e constatou a carência desses profissionais. 

No pronunciamento no Plenário, Adriel também mencionou a necessidade de contratação de médicos, de dentista (já que o profissional da unidade realiza atendimentos também no Jardim Colina) e de realização de reformas no prédio da unidade de saúde, que possui vazamentos e é mal ventilada. Ele citou que os problemas na estrutura são similares aos verificados na sede do CAPS (leia aqui). 

AGENTES

“A cidade está crescendo. E nós não tivemos, ainda, uma evolução no número de trabalhadores, de agentes de saúde, naquela unidade. E imagino que isso seja também uma realidade em toda a rede”, comentou o parlamentar. Ele ainda reconheceu que a vigência da Lei Complementar 173/2020, que limitou os gastos públicos, durante a pandemia da Covid-19, impediu tais contratações.

“Mas estamos na reta final de 2021”, disse Adriel, pedindo que o Poder Executivo “considere, com muita atenção, a abertura de novos concursos públicos para aumento do efetivo” dos agentes comunitários de saúde. Ele lembrou que houve o “inchaço natural dos bairros”, e que as ACS do Paviotti também atendem os moradores do Said Jorge, Santa Rita, Daniela e Monterrey, dentre outros. 

“A malha que elas [agentes de saúde] cobrem é muito grande, e é preciso [contratar] trabalhadores”, afirmou, citando o desfalque das equipes. Ele também citou que a carência de profissionais se repete em outras unidades de saúde, como na do Colina, que necessita de médicos, inclusive. “Precisamos olhar com muita atenção essa causa”, afirmou, pedindo a atenção da prefeitura. 

Foto Lado a Lado