Em sessão do Parlamento, vereadores jovens reforçam demandas por políticas públicas

IMG 5665Incentivo à vacinação: vereadores jovens apreciaram propositura relacionada ao assunto, durante a última sessão ordinária do Parlamento Jovem. Expectativa é de que vereadores titulares levem adiante as propostas, que apresentam pedidos de políticas públicas diversasDurou cerca de 90 minutos a última sessão ordinária do Programa Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo (Elemmor), realizada na quarta-feira (30). Na oportunidade, os vereadores jovens apresentaram (e votaram) propostas de Projetos, Requerimentos e Indicações. Tratam-se de cobranças por melhorias em áreas diversas, como: acessibilidade, reflorestamento, pavimentação de vias públicas, incentivo à vacinação juvenil, reformas, reciclagem e coleta de lixo e programas de educação política e de educação sexual.

A segunda edição do programa foi realizada em parceria com a Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor. Ao todo, foram realizadas seis sessões ordinárias, nas quais os estudantes simularam as atividades desempenhadas pelos vereadores. Além disso, contaram com o apoio dos gabinetes e de servidores da Câmara - em especial da Escola do Legislativo. Conforme a Resolução 3/2019, que criou o Programa, a iniciativa visa garantir “a vivência do processo da democracia representativa”. Veja, neste link, página especial sobre a atividade.

O estudante Diego Alencar, que foi presidente da Mesa Diretora do Parlamento deste ano, já havia participado da edição anterior do programa, em 2021. “Eu estou aqui representando a juventude, reivindicando seus direitos, visando a maior participação política, além de uma vida melhor”, afirmou. “Estivemos aqui para iniciar a mudança dos jovens na política dessa cidade”, completou, manifestando expectativa de que os parlamentares levem adiante as sugestões de proposituras, que tratam de problemas identificados pelos jovens na cidade.

AVALIAÇÃO

IMG 5636Ao final da Ordem do Dia da sessão ordinária (foto ao lado), os vereadores jovens puderam fazer uma avaliação, inclusive apresentando sugestões.

Em linhas gerais, eles agradeceram a oportunidade e elogiaram o programa. Alguns, entretanto, criticaram a falta de apoio de alguns gabinetes de parlamentares, na consecução das atividades.

“Gostaria que esse projeto fosse levado mais à frente, para que mais jovens, assim como nós, que estamos aqui, tenham essa oportunidade, também”, afirmou a vice-presidente da Mesa Diretora do Parlamento, vereadora jovem Beatriz Leão. Ela também disse que pretende participar da próxima edição do programa, e agradeceu a oportunidade.

ENCERRAMENTO

Após a sessão ordinária, ocorreu ainda a solenidade de encerramento da edição de 2022 do Programa Parlamento Jovem, que foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro (PTB).

IMG 5811Parlamentares, assessores e vereadores jovens, no encerramento do Programa. Houve ainda sessão ordinária que durou cerca de 90 minutos“Que alegria tê-los aqui”, afirmou o parlamentar, agradecendo à participação dos jovens na atividade de educação para a cidadania política.

“Uma vez mais constatamos a importância desse projeto, que tem como base proporcionar vários momentos de reflexão e debates sobre questões e desafios que atualmente nos deparamos em nossa sociedade e principalmente em nosso município. E incentivá-los ao conhecimento da ciência política e da gestão pública”, afirmou Gisele Pereira, da Elemmor.

O diretor da Etec, Vagner José Da silva, não pode participar, por compromisso previamente agendado. Os vereadores Bruno Leite (UNIÃO), Altran (MDB), Wal da Farmácia (UNIÃO), Camilla Hellen (Republicanos), Vitor Gabriel (PSDB) e Professor Adriel (PT) também estiveram presentes e comentaram a importância do programa e da participação dos jovens.