O vereador Paranhos, autor da Moção de ApeloFoi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), a Moção 54/2021, de Apelo ao governador do Estado, João Dória (PSDB). O documento, de iniciativa do vereador Paranhos (MDB), defende a “Campanha Salarial Unificada de Valorização dos Policiais Paulistas”.
A Moção aprovada afirma que a atual crise salarial enfrentada pelos policiais do Estado de São Paulo é “histórica” e “grave”. E cita, inclusive, que as remunerações das carreiras (incluindo os policiais militares, os civis, os científicos e os penais) “estão entre as piores do Brasil”.
Antes da votação, Paranhos leu trechos da propositura, visando apresentar, aos pares, “a real situação da Segurança Pública do Estado”. O parlamentar, que também é cabo da PM, relatou que o governo de São Paulo, “há mais de vinte anos, insiste numa política de deixar a segurança pública à deriva”.
“A Polícia Militar do Estado de São Paulo, e de Monte Mor, e os demais policiais, imploram ao governador do Estado, que trate a Segurança Pública como Segurança Pública”, salientou o vereador, ao ler trechos da propositura, que cita a defasagem de salários da categoria profissional.
Segundo a Moção, o Estado “está na ‘lanterna’ dos investimentos em segurança, empregando pouco mais de 5% de sua arrecadação na referida pasta, muito menos que dos demais Estados Federativos” - como Minas Gerais, que investe 16,2%, conforme o Anuário de Segurança Pública.
“Há evidências concretas do descaso do Governo Paulista com a Segurança Pública, principalmente com a má gestão de seus recursos humanos policiais, proporcionando grande desestímulo, desamparo e desrespeito aos seus nobres policiais”, diz o documento aprovado.
COMENTÁRIOS
Painel de votação: aprovação por unanimidadeOutros parlamentares também comentaram o assunto, antes da votação. O presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), ressaltou a importância da valorização dos profissionais da Segurança, pelo Estado. Ele lembrou que a Moção, com as reivindicações, coincide com a data em que se aprovou homenagem aos policiais, pelo profissionalismo e competência [no salvamento de um recém nascido]. Nelson Almeida (Solidariedade), que foi autor da homenagem aprovada pelo Plenário, também manifestou apoio à Moção de Apelo. “Realmente, precisamos valorizar bem a segurança pública, tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar. E, infelizmente, o nosso governador […] faz com que a Polícia Militar não seja tão reconhecida como merece”, relatou o parlamentar.
- Leia a íntegra da Moção de Apelo (total de três páginas), que também ressalta a dedicação dos profissionais da Segurança Pública do Estado, e menciona que, conforme legislação, aumentos salariais são permitidos “até seis meses antes das eleições, ressalvada a reposição inflacionária que deve e pode ser concedida a qualquer tempo”
- Veja também: Em Moção ao Estado, Paranhos defende campanha salarial e valorização dos policiais paulistas
- [MULTIMÍDIA]: Assista ao vídeo com a íntegra dos comentários dos vereadores