Trecho da Rodovia SP 101. Em Moção de Apelo às autoridades da área, Câmara pede execução das obras de implantação de faixas adicionais (Foto: Rodovias do Tietê/ 16.12.24)A partir da Moção 8/2025, de Apelo, os vereadores pedem a “a execução das obras de implantação de faixas adicionais na Rodovia SP-101, entre Campinas e Hortolândia”. A propositura, de autoria do vereador Professor Adriel (PDT), foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (5) e será remetida às autoridades da área.
A solicitação - que visa principalmente à redução de engarrafamentos na rodovia, muito comuns nos horários de pico, por exemplo - será enviada ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e também às diretorias da Agência de Transporte do Estado (ARTESP) e da concessionária Rodovias do Tietê, que administra a SP 101.
“É uma pauta da máxima importância para o povo de Monte Mor, especialmente para o povo trabalhador”, disse Professor Adriel, citando que a cidade ainda depende dos “postos de trabalho de Campinas”, e que viagens até as cidades vizinhas são envoltas em “grande transtorno” nos horários de pico, devido aos constantes engarrafamentos na Rodovia SP 101.
Ele citou notícia da imprensa que informava a celebração, em 2009, de “edital de ampliação de uma faixa adicional na SP 101, por cerca de 8,5 km, do acesso à Rodovia dos Bandeirantes até o trevo da Bosch”, com “previsão de realização” até 2019, o que não foi concluído. “Nós estamos com promessas, com sonhos, e nada de concreto”, lamentou.
IMPACTO
“Nós estamos com promessas, com sonhos, e nada de concreto”, lamentou Professor Adriel, autor da Moção de Apelo que cobra a implantação de faixas adicionais na SP 101A Moção cita “o impacto direto do atraso na obra [de implantação de faixas adicionais] sobre a população de Monte Mor, cidade cuja localização estratégica conecta seus munícipes às regiões de Hortolândia e Campinas - dois importantes polos econômicos e empregadores da região”. Menciona, também, “engarrafamentos crônicos” causados pelos engarrafamentos.
A propositura pede que a concessionária finalize o projeto da obra e o “protocole imediatamente junto à Artesp”; que a Agência analise rapidamente esse projeto e exija a “reprogramação e cronograma oficial”; e que o Estado garanta “o cumprimento das obrigações contratuais assumidas” e as melhorias no fluxo viário e na mobilidade.
Adriel ainda relatou que, após a aprovação de Moção, vai protocolar texto no Parlamento Metropolitano da Região, para que a mesma seja também encabeçada pelo órgão. E citou a expectativa de que a cobrança seja aprovada em todas as Câmaras da região, fortalecendo o pleito. “Precisamos da construção desses cerca de 8,5 km de faixa adicional”, afirmou.
O presidente Beto Carvalho (PP) disse que elaborará Moção, junto com Hortolândia, via Parlamento, solicitando que as obras sejam realizadas das 22h às 6h, tal qual nas demais metrópoles, evitando congestionamentos. Ele ainda manifestou apoio à Moção 8, e, noutro momento do discurso, ressaltou que a rodovia possui, inclusive, uma praça de pedágio.