Ao longo de sua história, a Câmara de Monte Mor contou com a atuação de onze vereadoras - num universo que totaliza mais de 200 parlamentares que exerceram mandatos a partir de 1873.
Foi somente a partir da 13ª Legislatura (1997 a 2000) que mulheres foram eleitas para ocupar cadeiras no Poder Legislativo.
Naquela legislatura, Bernadete Nemer e Isilda Rinaldo exerceram seus mandatos.
Isilda Rinaldo, inclusive, dá nome à Galeria de Vereadoras inaugurada nesta quinta-feira (28), no hall de entrada do Plenário.
“Foi muito desafio, principalmente porque fomos as primeiras mulheres eleitas, então a cobrança parece que foi maior”, afirma Bernardete Nemer, presente no evento (foto ao lado), sobre a atuação naquele período.
Em entrevista, a ex-parlamentar ainda comentou as demandas daquela época, como a de loteamentos, que tinham mais carências; citou a atuação positiva, ao lado de Isilda; e destacou que sempre obtiveram o respeito dos pares, naquele período. “Não me lembro de a gente ter alguma afronta ou qualquer tipo de desrespeito da parte masculina”, lembrou.
A partir de 1997, a única legislatura da Câmara de Monte Mor que não contou com vereadoras eleitas foi a 16ª (entre 2009 e 2012).
No Brasil, as mulheres conquistaram o direito de votarem e de serem votadas apenas em 1932.
Veja a relação completa de vereadoras que exerceram mandatos em Monte Mor.
Acesse, também, notícias sobre a criação da Galeria e sobre a sua denominação.
GALERIA DE IMAGENS:
(Mais detalhes da inauguração da Galeria nas próximas reportagens)
(Notícia atualizada às 12h48, para correção: o ano de instalação da Câmara foi em 1873 e não em 1936, como constava anteriormente)