Vereadores, a secretária de Cultura Andreza Ramos e grupo de flashbackÉ de iniciativa do vereador Professor Adriel (PDT) o Projeto de Lei (PL) que institui o Dia Municipal do Flashback, a ser incluído no calendário oficial de Monte Mor.
A matéria (PL 90/2025) foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária da Câmara, realizada nesta quarta-feira (24). A data será celebrada anualmente em 05 de novembro.
O autor destaca que a medida “reafirma a relevância do flashback como uma autêntica e vibrante expressão cultural, que merece reconhecimento oficial e valorização”.
Conforme o PL, a data coincide com o Dia Nacional da Cultura e “poderá ter suas celebrações associadas a essa tradição retrô, valorizando a união de gerações e a paixão por esse universo cultural”.
Ainda segundo a matéria, o Dia Municipal do Flashback visa celebrar as manifestações dos quatro pilares do movimento, que são:
- Músicas: clássicos das décadas passadas;
- Passinhos: coreografias e danças que são parte fundamental da cultura;
- DJs: profissionais que mantêm a tradição viva por meio da discotecagem;
- Colecionadores: pessoas que preservam e compartilham a história do flashback por meio de itens e acervos.
Movimento “forte, pulsante”
O vereador Professor Adriel, autor do Projeto de LeiVereadores comentaram. “Cultura faz parte da articulação de políticas públicas necessárias para a sociedade”, disse Adriel.
Ele citou a presença de uma “valorosa comitiva do grupo do flashback”, no Plenário.
E destacou que o movimento “reforça valores muito importantes” como solidariedade, trabalho em equipe, voluntariado e convivência em comunidade.
O autor ainda disse que a oficina de flashback do município tem mais de 100 inscritos e que, na semana passada, cerca de 200 pessoas participaram das aulas.
“É um movimento muito forte, pulsante”, afirmou.
Recursos públicos
Professor Adriel explicou que a atividade foi iniciada a partir de uma emenda conquistada pelo seu gabinete, que financiou diversas oficinas artísticas na cidade.
E anunciou uma emenda de R$ 120 mil, conquistada com o deputado estadual Donato, para a continuidade de oficinas, incluindo o flashback.