O médico urologista André Ricardo Tim ministrou uma palestra do Novembro Azul, na CâmaraO médico urologista André Ricardo Tim ministrou uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O evento, realizado em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a doença, ocorreu nesta quarta-feira (19), na Câmara.
Na oportunidade, o profissional deu explicações sobre o funcionamento da próstata e as doenças que acometem o órgão, como os aumentos benignos e o “famoso e temido câncer”.
André indicou a realização, anualmente, dos exames de toque retal e de PSA (Antígeno Específico Prostático, de sangue) em pacientes:
✔️ com 45 anos ou mais, quando integrarem grupos de maior risco, como pessoas negras, com obesidade ou com histórico de câncer de próstata na família;
✔️ com 50 anos ou mais, nos demais casos.
“O importante é a detecção precoce”, salientou, explicando que, dessa forma, 90% são “tratáveis”.
Ele ainda ressaltou que o país registra de 70 a 80 mil novos casos de câncer de próstata por ano - daí a importância dos exames preventivos.
Presenças
Muitos dos homens presentes na palestra tiraram dúvidas sobre o assunto, interagindo com o médico por cerca de uma hora.
O presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), fez a abertura. Também participaram os vereadores Edson Silva (PL) e Professor Adriel (PDT), o chefe de gabinete da prefeitura, Vanderlei Soares, além de assessores e funcionários públicos.
André atende na rede municipal. Ele explicou que a “chance de cura é muito alta” quando ocorre o diagnóstico precoce do câncer, daí a importância da realização dos exames.
Imagens