“Vai ser um avanço para as mães”, disse o autor do PL, vereador Beto CarvalhoAs gestantes montemorenses terão garantido o direito de visitar a Maternidade antes do parto.
A medida visa “reduzir a ansiedade e o medo dessas mulheres que estão prestes a dar à luz”.
A regra está no Projeto de Lei (PL) 101/2025, do vereador Beto Carvalho (PP), presidente da Câmara.
A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (15) e segue agora para sanção.
Conforme o PL, deverão ser garantidas as condições para que as gestantes se familiarizem com a estrutura, os equipamentos, os fluxos de atendimento e os procedimentos médicos.
Com essas medidas, o Projeto de Lei pretende proporcionar “tranquilidade e segurança para a gestante no momento do parto”.
“Durante a visita, as futuras mamães terão a oportunidade de conhecer o espaço da maternidade, incluindo salas de pré-parto, pós-parto e internação e [terão] os momentos para interagir com a equipe médica”, destaca o autor, na Justificativa.
Avanço
Em discurso, Beto ressaltou que, em unidades de saúde particulares, é comum que as mães possam visitar o hospital em que terão os filhos, conhecendo assim a estrutura do espaço.
“Por que no SUS [essa medida] não [é garantida]?”, questionou o vereador, destacando a importância do Projeto. “Vai ser um avanço para as mães”, completou.
Professor Adriel (PDT) também parabenizou o autor pela iniciativa e citou a relevância de se garantir esse direito às parturientes.