Márcio Thorga e integrantes do Instituto Cultural homenageado (Foto: Arquivo | 08/12/2025)O Instituto Cultural Márcio Thorga é homenageado pela Moção 29/2025, de Aplausos, aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (15).
A matéria é de autoria do vereador Professor Adriel (PDT).
O texto destaca que o grupo conquistou os primeiros lugares em diversas categorias no “Campeonato LID Competencia Sul-Americano 2025, realizado na Argentina, em novembro.
Além disso, cita a “significativa contribuição” do Instituto “para o fortalecimento da cultura, da educação e da formação artística em Monte Mor”.
A matéria ainda pontua que o órgão “tem como filosofia promover a ‘Dança sem Fronteiras’, democratizando o acesso à cultura e à arte”.
Conquista
A Moção ressalta que a equipe alcançou uma “conquista histórica e inédita, elevando o nome de Monte Mor ao cenário internacional”, com os resultados obtidos no Campeonato.
Conforme o texto, foram mais de 200 coreografias competindo - entre as quais havia apenas dois grupos do Brasil, sendo um deles o Instituto.
Ainda segundo o autor, o grupo montemorense “fez história” conquistando:
🏆 1º lugar geral na competição, com o “solo de danças urbanas apresentado por uma de suas talentosas bailarinas”;
🏆 1º lugar em outras três categorias, “evidenciando técnica, disciplina, dedicação e uma força artística que ultrapassa fronteiras”.
“Esta premiação possui relevância imensurável para Monte Mor”, diz o texto.
Orgulho
Antes da votação, Professor Adriel destacou que integrantes do Instituto estiveram na Câmara, na sessão da semana passada, quando foi lida a Moção de Aplausos (foto).
O parlamentar também pediu a aprovação da homenagem, ressaltando as classificações do grupo no evento ocorrido na Argentina.
“É um feito que orgulha a cidade de Monte Mor, o Estado de São Paulo e o Brasil”, destacou.
Outros vereadores também elogiaram a atuação do Instituto e a importância da Moção. A votação ocorreu em bloco, com outra propositura.