Atleta do jiu-jitsu recebe Moção de Aplausos

Atleta de jiu-jitsu, Samuel tem 15 anos (Ilustração | Montagem com fotos da assessoria)Atleta de jiu-jitsu, Samuel tem 15 anos (Ilustração | Montagem com fotos da assessoria)Nesta segunda-feira (22), o jovem Samuel do Nascimento de Oliveira recebeu a Moção de Aplausos 27/2026, de autoria do vereador Alexandre Pinheiro (Republicanos).

A honraria reconhece a “notável trajetória esportiva” do atleta de jiu-jitsu, e ressalta a sua “dedicação exemplar”, além das “relevantes conquistas que orgulham o município”.

Conforme o autor, Samuel faz parte de instituições de destaque nesse esporte, como a BJJ College Jundiaí, do Brasil, e a Base Martial Arts, dos Estados Unidos.

“Sua disciplina, característica marcante de sua personalidade, tem sido fundamental para sua evolução como atleta, garantindo constância nos treinos, comprometimento e busca contínua por excelência”, afirma o texto da Moção. 

Dentre as conquistas obtidas no cenário esportivo, destacam-se:

  • Campeão Brasileiro IBJJF 2025
  • Campeão Pan Kids No-Gi 2025
  • Campeão Sul-Americano IBJJF 2025

Além do homenageado, seus familiares estiveram no Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira, quando a honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. 

Na data, vídeos da participação do atleta em competições também foram exibidos.

Orgulho

Em seu discurso, Alexandre Pinheiro destacou que o jovem de 15 anos tem representado a cidade em campeonatos, conquistando importantes vitórias.

“Para a gente, é motivo de muito orgulho”, destacou, citando que o atleta trouxe à Câmara três cinturões e “uma mala com 40 medalhas”.

Ele leu a Moção, e destacou que o jovem - que nasceu em Campinas e mora no São Clemente, em Monte Mor - estava “estudando nos Estados Unidos, buscando aprender mais”.

“Que a [nossa] cidade possa reconhecer que nós temos um jovem atleta, que tem trazido para o município muita alegria”, afirmou o autor da honraria.

Bruno Leite (UNIÃO), Renato Olivatto (PSDB), Professor Adriel (PDT), Camilla Hellen (Republicanos), Wal da Farmácia (PSB) e Andrea Garcia (PSD) também comentaram.

Imagens

(Fotos: Câmara e Divulgação | Assessoria do parlamentar)

Foto Lado a Lado