Vereadores aprovaram por unanimidade a criação de três tipos de tarifas sociais no transporteDurante a votação do Substitutivo apresentado pelo vereador Professor Adriel (PDT) ao Projeto de Lei (PL) 102/2025, da prefeitura, diversos parlamentares comentaram a medida.
💬 Relator, o autor da matéria comentou que cerca de 25 mil moradores deverão ser beneficiados.
O Substitutivo criou três diferentes modalidades na tarifa do transporte público municipal, concedendo gratuidade e descontos a públicos específicos.
Comentários
Wal da Farmácia (PSB) parabenizou a correção dos “erros” do Projeto original.
Ela também pediu que a prefeitura busque garantir “um transporte digno” e adequado, com ônibus novos, por exemplo, “agora que vai ser R$ 6,00 a passagem”.
“Já que vai [ter que] pagar esse absurdo, que troque as frotas, que aumente as linhas, já que tiraram o Tarifa Zero para todos”, completou.
Bruno Leite (UNIÃO) lembrou que, na época da revogação do Tarifa Zero, os vereadores pediram a “inclusão de todos esses benefícios, para que não gerasse dano nenhum para a população que realmente precisa utilizar o transporte”.
Direitos
Andrea Garcia (PSD) acrescentou que se trata de um projeto social, que não retira direitos, mas “organiza e aprimora o sistema”, para que o benefício chegue a quem necessita.
“Agora a gente está tomando o rumo certo”, disse Edson Silva (PL), citando problemas na aplicação do Tarifa Zero e as conversas realizadas com a prefeitura, para as adequações.
O presidente Beto Carvalho (PP) defendeu medidas para “começar, de verdade, um Tarifa Zero”, de maneira gradual, com a criação de um “fundo empresarial” no futuro, por exemplo.
“Quem sabe essa votação não seja o início de um Tarifa Zero de verdade para o município”, afirmou, destacando a importância de se zelar pelos cofres públicos.
“Agora, o nosso papel é cobrar um transporte de qualidade”, completou.