Câmara aprova criação de Comissão Especial Contra a Pedofilia. Projetos do Executivo também são aprovados

Geral 10.07.2018 3Vista do plenário da Câmara, durante a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar11/07/2018 - Na sessão desta terça-feira (10), a Câmara aprovou o Projeto de Resolução 3/2018, de autoria da Mesa Diretora, que cria a Comissão Especial contra a Pedofilia. Na mesma sessão, a última antes do recesso parlamentar, também foram aprovados 12 Projetos de Lei do Poder Executivo, de criação de fichas no Orçamento do município.

A Comissão contra a Pedofilia será composta por três integrantes - um presidente, um relator e um membro. Segundo o presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT), a definição dos nomes ocorrerá através de indicação dos partidos com representatividade, após orientação do Jurídico. A conclusão dos trabalhos deverá ocorrer em 180 dias, prorrogáveis por igual período.

“A pedofilia é um transtorno da sexualidade, com padrão de comportamento anômalo observado em todas as classes sociais, raças e níveis educacionais”, afirma a justificativa do projeto. “Via de regra, a criança chegará à fase adulta com consequências emocionais gravíssimas, tornando-se deprimida, insegura, e com problemas no relacionamento íntimo e social”, ressalta o texto.

O documento também enumera que o enfrentamento das consequências da pedofilia abrange despesas com acompanhamentos de saúde - psicológico, psiquiátrico, dentre outros - das vítimas. “É imperiosa, portanto, a constituição de uma Comissão Especial para investigar, em profundidade, a extensão dessas práticas criminosas em nossa sociedade e suas várias conexões”.  

ORÇAMENTO: Os projetos de criação de ficha aprovados totalizam cerca de R$2,1 milhões, que serão destinados às áreas da Saúde; Educação, Cultura e Turismo; e Planejamento e Obras. “A maioria desses projetos são de emendas parlamentares, nas quais têm também uma participação do [deputado estadual] Cauê Macris”, afirmou o vereador Eduardo Bispo (PSDB).

RECESSO: Conforme Regimento Interno da Câmara, as sessões ordinárias ocorrem, anualmente, entre 1º de fevereiro e 15 de julho e entre 1º de agosto e 15 de dezembro, “considerando-se recesso parlamentar os períodos compreendidos entre as datas das reuniões”. Desta forma, a próxima sessão ordinária da Casa está prevista para o dia 6 de agosto.

Última sessão ordinária antes do recesso será nesta terça-feira (10), a partir das 19h. Acompanhe a pauta

10/07/2018 - A Câmara divulgou a pauta da 23ª sessão ordinária do ano - a última antes do recesso parlamentar. Acompanhe abaixo os assuntos que serão discutidos:

 
PAUTA

23ª SESSÃO ORDINÁRIA - 10/07/2018 – 19h00min.

2º ANO LEGISLATIVO – 18ª LEGISLATURA

 

I – EXPEDIENTE:

1.1 – Leitura e Votação: da ATA Nº. 24 de 03/07/2018 (22ª SESSÃO ORDINÁRIA);

1.2 – Leitura: do Expediente recebido do Executivo e Legislativo (Art.130 RI).

1.2.1 – PROJETO DE LEI Nº. 091/2018 – “Autoriza o Executivo municipal a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/SP, e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO;

1.2.2 – PROJETO DE LEI Nº. 092/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Suplementar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 500.000,00; Secretaria de Planejamento e Obras;

1.3 – Leitura: do Expediente recebido de diversos (Art. 130 – RI).

1.3.1 – REQUERIMENTO DE RETIRADA DE PROPOSITURA – “Requer a retirada e arquivamento da Moção de Congratulação n° 02/2018”, de autoria do Vereador MARCOS ANTONIO GIATI;

1.4 – Leitura: de REQUERIMENTO (s) com debate e deliberação (Art. 130 – RI);

1.5 – Leitura: da (s) INDICAÇÕES – (Art. 130 – RI).

1.5.1 – INDICAÇÃO Nº. 335/2018 – “Indico ao Poder Executivo, que proíba o descarte de lixo ao lado do contêiner de recicláveis e a implantação da placa proibido jogar lixo e entulho em áreas pertencente à municipalidade na Rua Afonso Aferri, esquina com a Rua Francisco Glicério, na região central”, de autoria do Vereador EDUARDO BISPO;

1.5.2 – INDICAÇÃO Nº. 336/2018 – “Indico ao Poder Executivo, a limpeza, pavimentação das vielas de pedestres da Rua Dezesseis e nas demais vielas do bairro Jardim Paulista”, de autoria do Vereador EDUARDO BISPO;

1.5.3 – INDICAÇÃO Nº. 337/2018 – “Indico ao Poder Executivo, a operação tapa-buraco na Rua 07 próximo ao número 132 e na Rua Dezoito do bairro Jardim Nova Alvorada”, de autoria do Vereador EDUARDO BISPO;

1.5.4 – INDICAÇÃO Nº. 331/2018 – “Indico ao Poder Executivo, a instalação de um ponto de internet e 02 computadores na biblioteca pública de Monte Mor”, de autoria do Vereador JOZUÉ DANTAS DE SOUSA;

1.5.5 – INDICAÇÃO Nº. 332/2018 – “Indico ao Poder Executivo, que através de seu setor competente, implante em nosso município um programa para valorização de iniciativas culturais”, de autoria do Vereador WALTON ASSIS PEREIRA;

1.5.6 – INDICAÇÃO Nº. 333/2018 – “Indico ao Poder Executivo, que após estudos, viabilize a implantação do Projeto Geladeira Solidária e Prateleira Solidária no município de Monte Mor”, de autoria do Vereador WALTON ASSIS PEREIRA;

1.5.7 – INDICAÇÃO Nº. 334/2018 – “Indico ao Poder Executivo, que através de seu setor competente, viabilize campanha de conscientização sobre os riscos causados pelo uso do cerol ou semelhantes em pipas e papagaios”, de autoria do Vereador WALTON ASSIS PEREIRA;

1.6 - Leitura da (s): MOÇÕES (Art. 197 - § 2º RI)

1.7– Uso da palavra pelos Vereadores inscritos para falar no expediente. (Art. 131 – RI)

 

II – ORDEM DO DIA - (Art. 132 – RI.)

2.1 – PROJETO DE LEI Nº. 079/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 400.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

2.2 – PROJETO DE LEI Nº. 080/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 100.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.3 – PROJETO DE LEI Nº. 081/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 100.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.4 – PROJETO DE LEI Nº. 082/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 100.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.5 – PROJETO DE LEI Nº. 083/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 100.000,00; Secretaria de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.6 – PROJETO DE LEI Nº. 084/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do PODER EXECUTIVO; R$ 100.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.7 – PROJETO DE LEI Nº. 085/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo; R$ 180.487,42; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.8 – PROJETO DE LEI Nº. 086/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo; R$ 500.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

2.9 – PROJETO DE LEI Nº. 087/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo; R$ 200.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.10 – PROJETO DE LEI Nº. 088/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo; R$ 300.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.11 – PROJETO DE LEI Nº. 089/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo; R$ 20.000,00; Fundo Municipal de Saúde;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.12 – PROJETO DE LEI Nº. 090/2018 – “Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para Criar Ficha no Orçamento Programa para 2018 e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo; R$ 89.101,80; Secretaria Municipal de Planejamento e Obras;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

2.13 – PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº. 03/2018 – “Cria no âmbito da Câmara Municipal de Monte Mor, a Comissão Especial e dá outras providências”, de autoria da MESA DIRETORA;

             1.1 - Leitura do parecer das Comissões.
            1.2 - Discussão e votação

 

III – EXPLICAÇÃO PESSOAL – TRIBUNA LIVRE (Art. 139, § 1º – RI). NÃO HÁ INSCRITOS;

IV – ENCERRAMENTO: FALA DO PRESIDENTENão havendo mais nada a tratar, declaro encerrada a presente Sessão Ordinária às:________, desejando aos Senhores Vereadores um recesso produtivo; (Art. 140 – RI).

 

SALA DAS SESSÕES VEREADOR HÉLLIO NEMER, 10 DE JULHO DE 2018.

 

Disque 100 deve ser usado para denúncias contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, destaca Vanderlei Soares

VanderleiSoares 25.06.2018 2Para Vanderlei Soares, situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes precisam ser denunciadas06/07/2018 - O vereador Vanderlei Soares (MDB) destaca a importância de pais, amigos e familiares denunciarem as situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que porventura aconteçam. Em discurso no plenário da Câmara, na segunda-feira (25/06), o parlamentar comentou o assunto, que foi recentemente debatido em evento no Joaquinzão.

Realizado no dia 20, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o 1º Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contou com a presença de especialistas no assunto.

“Um tema muito relevante. Infelizmente é um assunto ruim, triste de se falar, mas que acontece muito”, comentou Vanderlei Soares, que também participou do Fórum. O vereador lembrou que a maior parte dos abusos ocorre dentro de casa. E recomendou que os pais fiquem atentos aos comportamentos das crianças, e denunciem possíveis abusos, através do Disque 100.

JARDIM COLINA

Vanderlei também afirmou que esteve no domingo (24), no bairro Jardim Colina, no aniversário da escolinha de futebol. Idealizado pela moradora Márcia, o projeto voluntário ministra aulas de futebol de salão, para crianças e adolescentes com idades entre sete e 17 anos, de diversos bairros da cidade. O vereador parabenizou a equipe, pelo trabalho que é desenvolvido há anos.

Ainda no Jardim Colina, Vanderlei anunciou que o posto de saúde do bairro já está sendo construído, em terreno localizado na Rua 9 do Jardim Alvorada, na passagem para o Colina, próximo à estação elevatória da Sabesp. “Já foram colocados os tapumes, e a obra será construída ali”, comemorou o vereador.

EMENDAS PARLAMENTARES

O vereador também comentou o fato de que alguns moradores criticam a atuação de vereadores na busca por emendas parlamentares. “As pessoas que falam que não é para vereador fazer isso estão vivendo na política antiga”, disse. E citou alguns recursos obtidos pelo seu gabinete: R$ 350 mil para a praça do Jd. Paulista, já construída; R$430 mil para construção da praça do Jd. Alvorada, cujo projeto já está pronto; e R$ 500 mil disponibilizados para aquisição de microônibus adaptados - recursos obtidos junto ao deputado federal Vicentinho (PT).

 

Vanderlei também comemorou os R$ 170 mil obtidos para compra de ambulância, através de emenda parlamentar do deputado federal Baleia Rossi (MDB) e do deputado estadual Itamar Borges (MDB). Os R$ 100 mil, obtidos junto ao deputado estadual Carlos Neder (PT), visando a aquisição de equipamentos para a área da saúde. E os R$ 400 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), em parceria com o vereador licenciado Murilo Rinaldo, visando à compra de um aparelho raio-x e um mamógrafo.

 
 

Zé Fernandes comemora atendimento a indicação de seu gabinete, que pedia adoção de CEP individual em ruas da cidade

ZéFernandes 03.07.2018 2“Com o CEP em todas as ruas, tudo fica mais fácil”, disse Zé Fernandes, durante discurso no plenário da Câmara06/07/2018 - Nesta terça-feira (3), na sessão da Câmara, o vereador Zé Fernandes (PSDB) comemorou o atendimento, pelo Executivo, a uma reivindicação feita pelo seu gabinete. Trata-se da indicação 298/2018, que pedia à prefeitura que intercedesse junto aos Correios, visando à “implantação do CEP in loco nos bairros de Monte Mor”.

A notícia foi divulgada em junho. Segundo o Executivo, em breve cada rua da cidade passará a ter um Código de Endereçamento Postal (CEP). A novidade foi viabilizada através da adesão do município ao Projeto de Codificação por Logradouros dos Correios. A expectativa é os novos códigos estejam em operação entre o final do segundo semestre de 2018 e o início de 2019.

No discurso, Zé Fernandes destacou que a inserção dos CEPS individuais, por rua, facilitará a entrega de correspondências pelos Correios, permitindo a correta “demarcação de ruas” e possibilitando, inclusive, a correta identificação de logradouros por serviços de satélite e GPS. “Com o CEP em todas as ruas, tudo fica mais fácil”, disse.

SP 101

Os problemas da Rodovia SP 101 também foram abordados pelo parlamentar. Segundo Zé Fernandes, a ausência de retornos e de acessos aos bairros que ficam no entorno da rodovia, assim como a falta de passarelas, dificultam o tráfego. “Há tanto risco para os condutores de veículos, como para as pessoas que circulam por ali”, destacou.

Em aparte, Jesus Lopes (PR) lembrou que Zé Fernandes havia feito um abaixo-assinado, que foi encaminhado à Artesp e ao Governo do Estado, pedindo melhorias na rodovia. Além disso, os vereadores fizeram uma reunião com o presidente da seccional da OAB de Capivari, Pedro Ricardo Boareto, pedindo o auxílio da entidade na busca pela solução dos problemas da rodovia.

Foto Lado a Lado