Indicações: Professor Adriel apresenta pautas salariais dos servidores à prefeitura

ProfessorAdriel 23.04.2025Professor Adriel reforçou que as reivindicações não nasceram exclusivamente do seu gabinete, mas “da luta do funcionalismo público”, que aprovou as pautas junto ao SindicatoDuas Indicações do vereador Professor Adriel (PDT) apresentam, ao Poder Executivo, dois itens da “pauta geral de reivindicações dos servidores públicos municipais, aprovada em assembleia da categoria”. As matérias foram lidas na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23), quando o parlamentar comentou a importância do seu acolhimento.

Na Indicação 528/2025, o vereador pede um reajuste salarial de 15,69% para os servidores da prefeitura. O percentual contempla 5,65% de reposição da inflação acumulada em 12 meses; 4,04% de “saldo residual de perdas inflacionárias de anos anteriores”; além de 6% de “aumento real solicitado pela categoria, visando à valorização do funcionalismo”.

Já a Indicação 529/2025 refere-se “à reestruturação salarial dos servidores da faixa com os menores salários”. Na prática, a medida tem a “finalidade de assegurar que nenhum servidor ou servidora receba vencimentos inferiores a R$ 2.500,00” - o que contemplaria merendeiras, cozinheiras, cuidadoras de crianças e demais categorias que recebem abaixo desse salário.

No pronunciamento no Plenário, Adriel reforçou que as reivindicações não nasceram exclusivamente do seu gabinete, mas “da luta do funcionalismo público”, que aprovou as pautas junto ao Sindicato. Além disso, citou a sua participação na Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores, com outros vereadores. “É uma luta muito justa”, ressaltou. 

PAPA FRANCISCO

Na sessão plenária, o parlamentar iniciou o seu discurso lamentando a morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). 

Segundo ele, o pontífice deixou um legado de amor e solidariedade, e se mostrou uma grande liderança, com capacidade de unir pessoas numa época de muitos enfrentamentos e conflitos entre religiões. 

“O Papa Francisco foi um homem que teve o pulso de ajuntar seres humanos em torno dos preceitos do amor e do evangelho que Jesus Cristo nos ensinou”, disse, ressaltando que ele será lembrado como “um grande homem, uma grande força progressista do nosso tempo”.

Papa Francisco deixa legado de amor e solidariedade, destaca Edson Silva

EdsonSilva 23.04.2025Para Edson Silva, o papa Francisco “transcendeu fronteiras” com mensagens de amor, compaixão e solidariedade e reforçou a importância de “cuidarmos uns dos outros”Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23), o vereador Edson Silva (PL) prestou uma homenagem ao papa Francisco, “uma figura que, independente de crenças religiosas, tocou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo”. 

“Sua morte [ocorrida na segunda-feira, dia 21] é uma perda significativa não apenas para a Igreja Católica, mas para toda a humanidade”, afirmou o parlamentar. A pedido do presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), foi feito um minuto de silêncio no Plenário.

Edson ressaltou que o papa “transcendeu fronteiras” com mensagens de amor, compaixão e solidariedade; reforçou a importância de “cuidarmos uns dos outros, independente de nossas diferenças”; e “sempre defendeu a justiça social e os direitos dos mais vulneráveis”. 

No pronunciamento, o parlamentar ainda mencionou os ensinamentos do papa, em prol de um “mundo mais justo e pacífico”, e a atuação do pontífice na proteção do meio ambiente e na luta contra as desigualdades sociais – o que convida a todos a uma “ação coletiva”.

“Essas são questões que afetam a todos nós, independente de nossa fé ou origem”, afirmou o vereador, citando que Francisco foi um dos grandes incentivadores para a sua entrada na política, ao afirmar, em discursos, que a política “é a forma mais alta, maior, da caridade”.

Edson ainda citou os posicionamentos do papa contra o aborto e a eutanásia; e frisou a importância de, nesse momento de despedida, refletirmos sobre o legado deixado: “que possamos honrar sua memória, promovendo o diálogo, o respeito mútuo e a solidariedade”.

Morte do papa Francisco: vereadores fazem minuto de silêncio na sessão ordinária

luto1 23.04.2025Vista parcial do Plenário, na sessão ordinária realizada na quarta-feira (23): parlamentares fizeram um minuto de silêncio pela morte do papa FranciscoA pedido do presidente da Câmara, vereador Beto Carvalho (PP), os parlamentares fizeram um minuto de silêncio na sessão ordinária da Câmara, realizada nesta quarta-feira (23), em decorrência da morte do papa Francisco, ocorrida na última segunda (21).

“Gostaríamos, aqui, de propor também um minuto de silêncio, em memória do nosso líder mundial da Igreja Católica. Não só da Igreja Católica, mas de todos aqueles que em Jesus Cristo acredita”, disse Beto, em aparte ao discurso de Edson Silva (PL).

Edson usou a íntegra do seu pronunciamento para prestar homenagens ao pontífice. “Sua morte é uma perda significativa não apenas para a Igreja Católica, mas para toda a humanidade”, afirmou, citando a defesa da justiça social e dos direitos dos mais vulneráveis.

“O papa Francisco foi um homem que teve o pulso de ajuntar seres humanos em torno dos preceitos do amor e do evangelho que Jesus Cristo nos ensinou”, disse Professor Adriel (PDT), ao citar que ele será lembrado como “uma grande força progressista do nosso tempo”.

Dispostas no Plenário, as bandeiras do município, do Estado e do país, estavam - e continuam - com faixas pretas, em sinal de luto. Francisco morreu aos 88 anos, em decorrência de acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. O enterro será neste sábado (26).

Moção de Aplausos homenageia integrantes da Defesa Civil de Monte Mor

PavãoDaAcademia 23.04.2024O vereador Pavão da Academia, autor da homenagemPor unanimidade, a Câmara aprovou a Moção 7/2025, de Aplausos. A propositura parabeniza integrantes da Defesa Civil de Monte Mor, “em virtude do excelente trabalho” desenvolvido no município.

A homenagem é de autoria do vereador Pavão da Academia (PDT) e foi votada durante a sessão ordinária da Câmara, na noite desta quarta-feira (23).

O texto aprovado cita a necessidade de se “prestar justas e merecidas homenagens” a Júlio Vinícius Moraes da Silva Oliveira, Carlos Henrique Ribeiro Santos, Andressa Geisa Ferraz e Carlos João Moller Neto, “em reconhecimento pelo incansável e excelente trabalho realizado em prol da segurança, bem-estar e proteção de todos os cidadãos do município”.

“A gente vê o trabalho incansável que o pessoal à frente da Defesa Civil presta em nossa cidade”, disse Pavão, em discurso na tribuna da Câmara – oportunidade na qual fez a leitura da Moção; citou a presença de Júlio e Andressa, no Plenário; e estendeu a homenagem “ao secretário [municipal de Defesa Civil] Daniel Lopes Honorato de Oliveira”.

DefesaCivil 23.04.2025Andressa e Júlio, da Defesa Civil, no PlenárioATUAÇÃO EXEMPLAR

No próprio documento aprovado, o autor afirma que “a atuação exemplar da equipe da Defesa Civil tem sido fundamental para a prevenção, minimização de danos e enfrentamento das adversidades, como ocorrências climáticas e situações de risco, garantindo que a população tenha um suporte ágil, eficaz e humano”. 

O documento também reconhece o “esforço contínuo” desses profissionais e cita a dedicação e coragem com as quais “se colocam à frente em momentos de emergência, muitas vezes expondo suas próprias vidas para garantir a integridade de nossa comunidade”. Além disso, ressalta o “agradecimento e apoio à Defesa Civil”.

Foto Lado a Lado