Aprovada a alteração de nome de rua localizada no bairro Chácaras Pindorama

ProfessorFio 21.11.2023 PL foto2O vereador Professor Fio, no Plenário: parlamentar é autor do PL que presta homenagem a montemorenseÉ de iniciativa do vereador Professor Fio (PTB) o Projeto de Lei (PL) 129/2023, aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da Câmara, realizada nesta terça–feira (21). A propositura “altera a denominação da Rua Anardino José Machado, do bairro Chácaras Pindorama, que passa a ser denominada oficialmente Rua Antonio Georgetti”. 

“O Projeto busca dar uma solução para a duplicidade de nomes, entre a rua dez das Chácaras Pindorama e a Rua Trinta e Seis do Jardim Paviotti, pois ambas as ruas foram nomeadas com o nome de Anardino José Machado”, afirma Fio, na Justificativa do PL. Segundo ele, tal duplicidade causava transtornos na entrega de encomendas, por exemplo.

Nascido no bairro Cruzeiro, em 1931, Antonio era imigrante de italianos, e “foi um dos pioneiros no cultivo de batata inglesa”, no município. “Era um homem de sorte, pois tudo que plantava tinha bons resultados. Autêntico, discreto, honesto e de uma sabedoria admirável”, destaca o autor do PL, sobre o homenageado, que faleceu no ano de 2006.

Ainda de acordo com o texto, Antonio trabalhava no sítio de propriedade da família, no bairro Sobradinho, e também em terras arrendadas, em afazeres diversos, como “leiteria e plantio de cereais”. Tinha como lazer a pesca, e viajava anualmente ao estado do Mato Grosso. Ele teve seis filhos, 14 netos e 11 bisnetos, segundo a propositura.

Na mesma sessão, foi aprovado por unanimidade o Requerimento de Retirada de Tramitação do PL 142/2023, do Poder Executivo. Na solicitação, o prefeito Edivaldo Brischi (PTB) disse que a retirada visa à realização de “novos estudos”. O Projeto trata do “procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação - ETR”.

Devido aos feriados, atendimento retoma na próxima terça (21), com sessão às 17h30

Geral Plenário 13.11.2023Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (13). Próxima sessão será na próxima terça-feira (21); antes, ainda hoje, ocorre audiência pública sobre o PL 95Em decorrência dos feriados da Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra, o atendimento na recepção da Câmara será encerrado às 17h desta terça-feira (14) e retomado na próxima terça-feira (21), às 8h. Na data, a partir das 17h30, será realizada a sessão ordinária.

As informações constam da Portaria 84/2023, que suspendeu o atendimento ao público no Poder Legislativo nos dias 16 e 17/11 e transferiu a sessão ordinária, que ocorreria na segunda-feira, como de costume, para a terça-feira, em decorrência do feriado de Zumbi dos Palmares.

Nesta terça (14), às 18h30, ocorre audiência pública das Comissões de Justiça e Redação (CJR) e de Finanças e Orçamento (CFO), para debater o Projeto de Lei 95/2023, da prefeitura. A matéria trata do pedido de autorização para que o município contrate empréstimo de até R$40 milhões. 

Já a pauta da sessão ordinária (a 39ª do ano) será disponibilizada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Além de participar presencialmente, no Plenário (Rua Rage Maluf, 61, Centro), os interessados poderão acompanhar o evento pelo site e redes sociais da Câmara.

Quinta, 23/11, às 14h: CFO debate orçamento para 2024, estimado em R$ 414 milhões

audienciasinterativasA audiência pública da CFO será transmitida ao vivo pela Câmara, no site oficial, nas redes sociais e no portal E-democraciaA Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) vai discutir o Projeto de Lei (PL) 135/2023, da prefeitura, durante audiência pública no dia 23 de novembro, a partir das 14h. A propositura estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano em aproximadamente R$ 414,7 milhões. Além da participação presencial, será possível acompanhar pela internet. 

Em tramitação na Câmara desde o dia 29 de setembro, o Projeto trata da proposta da chamada Lei Orçamentária Anual (LOA). Do total estimado no PL, R$ 351,6 milhões são do Orçamento Fiscal - contemplando a prefeitura, com aproximadamente R$ 342,1 mi, e a Câmara, com R$ 9,5 mi -, e R$ 63 milhões são do Orçamento da Seguridade Social (Ipremor).  

Em edital divulgado nesta semana, no Diário Oficial do Município e no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o presidente da CFO, vereador Beto Carvalho (UNIÃO), reforça o convite para o evento. Cidadãos poderão participar pelo E-democracia e, além disso, “acompanhar pelo canal do YouTube da Câmara, porém sem a possibilidade de interação”, afirma. 

SECRETARIAS

Na prefeitura, as secretarias para as quais estão previstos os maiores investimentos são as de: Educação, Cultura e Turismo (R$ 140,5 milhões), Saúde (R$ 67,8 mi), Finanças (R$ 36,4 mi) e Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana (R$ 24,3 mi). Já a pasta que deve receber a menor quantidade de recursos, no próximo ano, é a Defesa Civil (R$ 659 mil).

A propositura original - que, inclusive, passou pela fase de recebimento de emendas populares, cujo prazo foi encerrado na semana passada, ainda não contempla as novas pastas, de Cultura e Turismo e de Mobilidade Urbana e Trânsito, tendo em vista que as mesmas foram criadas no início de outubro, após aprovação unânime dos vereadores.

Requerimento: Câmara pede informações sobre retirada de fios em desuso, por empresas

AlexandrePinheiro 30.10.2023Alexandre Pinheiro é autor do pedido de informações, enviado à prefeitura (Foto: Arquivo Câmara - 30/10/2023O Requerimento 31/2023 cobra “informações do Poder Executivo sobre alinhamento e retirada de fios em desuso e desordenados, existentes entre postes de energia elétrica, por empresas privadas de telefonia, internet, tv a cabo e outras”. A propositura, de autoria do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), foi aprovada por unanimidade pelo Plenário, na sessão ordinária desta segunda-feira (13).

É questionado: quais são as empresas cadastradas no município que prestam esses serviços; quais são as obrigações e deveres delas; quem são os “responsáveis por fiscalizar os fios em desuso existentes entre os postes de energia”; quais são os responsáveis “por liberar essas empresas para prestar serviço no município”; e que providências a administração pública adota, para a fiscalização. 

No Requerimento, Alexandre pontua que “fios soltos podem ocasionar acidentes”. Segundo ele, os cabeamentos, mal posicionados, soltos, amarrados ou em desuso, que ocorrem geralmente após o cancelamento dos serviços [...], não são retirados do local, o que provoca um enorme acúmulo de fios sem utilidade nos postes”. Além disso, ocorre poluição visual e prejuízos aos comerciantes.

Antes da votação, na Ordem do Dia, vereadores comentaram o assunto (assista no YouTube da Câmara). Além disso, foi feito um minuto de silêncio, no início da sessão plenária, em homenagem à avó do vereador Alexandre, Maria Perpétua Lopes, que faleceu no último domingo (12) - motivo pelo qual o parlamentar esteve ausente. O minuto de silêncio também homenageou outros falecidos.

De acordo com a Lei Orgânica Municipal, a prefeitura tem 15 dias para responder aos pedidos de informação dos vereadores, “importando em crime de responsabilidade não só a recusa ou não atendimento no prazo, bem como o fornecimento de informações falsas”. O prazo é prorrogável pelo mesmo período, “desde que solicitado e devidamente justificado”, esclarece a norma.

Foto Lado a Lado