Andrea Garcia comenta reunião com deputado visando obter recursos para o município, inclusive para a cultura

AndreaGarcia 01.02.2021Andrea Garcia também parabenizou a equipe da pasta de Cultura, do município, pela atuação 02/02/2021 - A vereadora Andrea Garcia (PTB) comentou, nesta segunda-feira (1º), as iniciativas do seu gabinete, durante esse início de mandato. A parlamentar afirmou que esteve em São Paulo, no dia 15 de janeiro, buscando recursos para o município de Monte Mor.

No pronunciamento realizado na sessão ordinária (assista aqui), Andrea afirmou que esteve com o deputado federal Roberto de Lucena (Pode), apresentando ofícios que pedem recursos para áreas diversas, como educação, saúde e cultura. 

“Foi uma conversa muito boa”, anunciou a vereadora, destacando que até o final de fevereiro uma assessora do deputado deverá interagir com o prefeito Edivaldo Brischi (PTB), abordando a alocação dessas verbas. 

Andrea também parabenizou a equipe da pasta de Cultura, do município, pela atuação - inclusive o diretor Marcelo Menegatti. Mencionou, ainda, que a tradicional fanfarra do município “está se levantando”, se reerguendo.

EXECUTIVO

A vereadora também fez outros elogios à administração municipal. Parabenizou o prefeito “pelas atitudes que vêm tomando”, e citou, especificamente, as manutenções realizadas nos bairros Chácaras Orquídeas, Meu Cantinho e no Colina, que antes estavam “esquecidos”. 

Andrea também comentou a reunião realizada com o secretário de saúde, sobre o cronograma da vacinação, que segue o Plano Estadual (veja aqui as etapas). E elogiou, ainda, a equipe de assistência social e todos os voluntários, pelas doações e ações solidárias que são realizadas.

SERVIDORES

No pronunciamento, a parlamentar também lamentou o corte do auxílio-alimentação dos servidores inativos, devido à decisão judicial (leia nota da prefeitura). E defendeu a realização de reuniões, entre vereadores, prefeito e secretários, visando buscar alternativas.

Em relação a reclamações sobre a atuação de funcionários públicos, Andrea afirmou que, se algum servidor se sentiu desacatado, por postagens nas redes, tem todo direito de se apurar os fatos. “Estamos aqui para defender nossa categoria”, disse.

 

Definida a formação das Comissões Permanentes da Câmara: veja a lista dos integrantes e os respectivos cargos

02/02/2021 - A Câmara definiu a composição das suas Comissões Permanentes. No Ato do Presidente 1/2021, de 28 de janeiro, foram estabelecidos os nomes dos vereadores que irão fazer parte das Comissões de Justiça e Redação (CJR), de Finanças e Orçamento (CFO) e de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Obras e Serviços Públicos e Atividades Privadas (CMA). A eleição dos nomes para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário, em cada Comissão, ocorreu durante intervalo da sessão ordinária desta segunda-feira (1º).

Com a presença do presidente Alexandre Pinheiro (PTB) e do coordenador do Setor de Processo Legislativo Arthur Rehder, os membros de cada Comissão definiram os cargos. Na CJR, Wal da Farmácia (PSL), como presidente; Pavão (MDB), vice-presidente; e Camilla Hellen (REPUBLICANOS), secretária. Na CFO, Altran (MDB), presidente; Bruno Leite (DEM), vice-presidente; e Professor Adriel (PT), secretário. Já na CMA, Professor Fio (PTB) será presidente; Nelson Almeida (SOLIDARIEDADE), vice; e Vitor Gabriel (PSDB), secretário. 

Segundo o Regimento Interno da Câmara, as Comissões Permanentes “têm por finalidade apreciar os assuntos ou proposições submetidos a exame e sobre eles se manifestar, assim como exercer o acompanhamento dos planos e programas governamentais e a fiscalização orçamentária do Município, no âmbito dos respectivos campos temáticos e áreas de atuação”. Na sessão de ontem, também foi definido que a CJR se reunirá às quartas-feiras, às 14h; a CFO às quintas, às 9h; e a CMA será convocada pelo seu presidente quando houver necessidade, nos termos regimentais.

Abaixo, fotos do Plenário, no momento das reuniões em que foram eleitos os cargos de cada Comissão Permanente da Câmara:

 

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Beto Carvalho destaca importância dos servidores públicos e diz que não vai deixar que eles sejam “escrachados” na internet

BetoCarvalho 01.02.2021"Todos aqui, sem exceção, um dia foram educados, vacinados, por um funcionário público”, citou Beto Carvalho02/02/2020 - O vereador Beto Carvalho (DEM) lamenta que os funcionários públicos venham “sendo escrachados” por muitas pessoas do município, nas redes sociais. Em discurso na sessão ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (1º), o parlamentar comentou o episódio em que servidores teriam sido chamados de “vagabundos”, em comentário feito por internauta, durante uma live do prefeito da cidade. Beto pediu desculpas aos servidores, pelo ocorrido.

“Esse vereador não vai deixar funcionário público ser escrachado, nem por moradores, munícipes, e muito menos pelo pessoal do [Poder] Executivo. Não vamos deixar isso acontecer”, afirmou, no pronunciamento disponível neste link. O vereador também destacou a importância do funcionalismo público, para a sociedade. “Tenho certeza que todos aqui, sem exceção, um dia foram educados, vacinados, por um funcionário público”, citou. 

GRATIFICAÇÃO

Beto também afirmou que obteve informações de que a prefeitura cessou o pagamento de gratificação aos médicos, prevista na Lei Municipal 1707/2013. Lamentou que o Executivo tenha retirado, desses profissionais, esse direito. E se colocou à disposição para fornecer cópia da norma aos interessados. “Se o direito é de vocês, vocês terão que lutar por ele, sim”, disse.

ENCHENTES

No discurso, o parlamentar também agradeceu e parabenizou todos os munícipes que, através de ações solidárias, auxiliaram os atingidos pelas enchentes, no início do ano. “Eles não mediram esforços para ajudar ao próximo”, disse, citando a grande arrecadação de alimentos, roupas e móveis, por exemplo.

Mesa Diretora define novos protocolos para a retomada gradual dos serviços presenciais na Câmara

01.02.2021 retomadaatendimento 1Aviso na recepção: uso obrigatório de máscara e medição de temperatura01/02/2021 - Nesta segunda-feira (1º), entra em vigor o Ato da Mesa 2/2021, que dispõe sobre a retomada gradual da prestação dos serviços, de forma presencial, na Câmara. De acordo com o documento, divulgado na última quarta-feira (27), o atendimento ao público externo ocorrerá entre 9h e 15h, a partir de agendamento prévio com pelo menos dois dias de antecedência, através do e-mail recepcao@camaramontemor.sp.gov.br. O Ato também estabelece que as sessões e demais atividades legislativas do Plenário poderão ser realizadas de forma presencial, “devendo seguir, contudo, sem a presença de público”. As medidas anunciadas observam as normas de distanciamento social recomendadas por autoridades sanitárias, durante a pandemia da Covid-19.

Ainda de acordo com o documento, a visita aos gabinetes de vereadores também ocorrerá entre 9h e 15h, com agendamento prévio, “observando-se o número máximo para cada gabinete de até dois visitantes por dia, sendo um visitante por período”. Para evitar aglomerações de pessoas no local de 01.02.2021 retomadaatendimento 2No Plenário, vereadores contam com frascos de álcool em gel, nas mesastrabalho, a prestação de serviços, pelos funcionários, ocorrerá entre 9h e 17h, em regime de alternância ou rodízio, a ser definido pelas Coordenadorias. “Nos dias em que o servidor estiver dispensado do exercício presencial, deverá cumprir jornada integral em regime de teletrabalho”, define o Ato da Mesa. Nos gabinetes de vereadores também será adotado o regime de rodízio, organizando-se entre os dias pares e dias ímpares, “para evitar adensamento de pessoas”. 

A norma, divulgada na semana passada  no Diário Oficial do Município e no SAPL, também suspende a autorização de afastamento em missão oficial de servidores e parlamentares para locais onde houve infecção por Covid-19; proíbe a participação de funcionários do Legislativo em cursos externos; e define critérios para afastamento de servidores e vereadores que tenham tido contato com casos suspeitos ou apresentem sintomas. Já as reuniões 01.02.2021 retomadaatendimento 3Assentos sinalizam restrições: sessões são realizadas sem público externode Comissões serão realizadas exclusivamente na forma de deliberação remota, e os canais digitais (Ouvidoria, E-SIC e Assessoria de Imprensa) continuarão disponíveis, para atendimento online. Para garantir a transparência dos atos, as sessões plenárias continuarão sendo transmitidas em tempo real, pelas redes sociais.

Além do uso obrigatório de máscara, conforme estabelece o Decreto Estadual 64959/2020, o Ato da Mesa ainda determina que, dentre os cuidados necessários para a minimização da transmissão da infecção humana pelo coronavírus, deverá ocorrer a frequente assepsia das mãos, com álcool em gel, e a medição de temperatura de servidores e visitantes - que deverá ser inferior a 37,5 graus. “Nas áreas comuns, como recepção, corredores, copa e áreas de circulação, somente será permitida a permanência de pessoas desde que se mantenha o distanciamento mínimo de um metro”, afirma o documento, que é assinado pelo presidente Alexandre Pinheiro (PTB), pelo 1º secretário Professor Adriel (PT), pela 2ª secretária Andrea Garcia (PTB) e pela diretora da Casa, Renata Bernardo. 

  • Acesse o Ato da Mesa, contendo a íntegra das mudanças.

Veja página especial sobre o Coronavírus, com informações diversas.

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