Vereadores pedem informações sobre frota de veículos alugados pela prefeitura

ProfessorFio Requerimento 12.06.2023Autor do Requerimento, Professor Fio defendeu o pedido de informações e disse se tratar de cinco perguntas “básicas” e “técnicas” a serem respondidas pela prefeitura de Monte MorCom sete votos favoráveis e seis contrários, o Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (12) o Requerimento 24/2023, de autoria do vereador Professor Fio (PTB). O pedido de informações, votado na sessão ordinária, faz questionamentos à prefeitura sobre frota de veículos alugados. Conforme a ementa da propositura aprovada, a locação, firmada pelo Poder Executivo com a empresa Garloc Transportes Logisticas e Locações, tem valor global de R$ 6,1 milhões. 

No Requerimento, Fio apresenta cinco perguntas. Questiona: quais são os veículos locados e os respectivos valores dos aluguéis; os trabalhos realizados por cada carro; a frota própria, atual, do município. Além disso, o parlamentar pergunta se a compra de veículos não seria “mais viável” que a locação, e se tais aluguéis de carro são realmente necessários, já que o município “alega falta de recursos para a realização de serviços básicos de saúde, saneamento, educação e infraestrutura”. 

“As informações requeridas são necessárias, para que se tenha uma maior transparência e esclarecimento sobre a frota desses veículos e suas reais necessidades para a municipalidade, esclarecendo a população que foi pega de surpresa com a proporção desses valores”, afirma o autor do Requerimento. Conforme a Lei Orgânica Municipal, a prefeitura tem 15 dias para responder, prazo prorrogável pelo mesmo período, desde que com justificativa expressa. 

Na sessão, parlamentares debateram o assunto durante quase uma hora. Em linhas gerais, os favoráveis à aprovação do pedido de informações frisaram a importância de fiscalizar a prefeitura e de obter as respostas, para informar à sociedade; os contrários, em contrapartida, mencionaram que o valor total, via sistema de registro de preços, não necessariamente será contratado pelo município, e citaram a relevância de ter veículos confortáveis para atender aos pacientes. 

Contrários e favoráveis comentaram o Requerimento, aprovado após voto de desempate

Requerimento24 12.06.2023Painel de votação: com o empate confirmado, o presidente Altran votou a favor do Requerimento, aprovando a propositura. Prefeitura precisa responder à Câmara em 15 diasPrimeiro a discursar, Fio reiterou a importância de se obter tais esclarecimentos, e disse se tratar de cinco perguntas “básicas” e “técnicas” a serem respondidas pela prefeitura. Mencionou, ainda, a importância de se esclarecer, ao público montemorense, o “real valor” que vem sendo usado nesses aluguéis de veículos. Bruno Leite (UNIÃO) lembrou que é “prerrogativa do vereador” fiscalizar o Poder Executivo; disse que de fato os pacientes do SUS precisam usar veículos confortáveis; mas frisou a importância de “dar transparência” e obter o detalhamento do “montante” total da locação.

Professor Adriel (PT) disse que foi realizado o procedimento de licitação “Sistema de Registro de Preços”, regulamentado por decreto, que desburocratiza o processo, tendo em vista que a prefeitura pode adquirir locações de acordo com a demanda. Ele afirmou que “não foi investido mais de R$ 6 milhões em aluguel de carro”, e que “a prefeitura vai se servindo [do serviço] conforme a necessidade”, tendo investido cerca de 30% desse valor. Disse, ainda, que votaria contra o Requerimento, e destacou que questionamentos poderiam ser feitos durante a licitação. 

O vereador Paranhos (MDB) disse que o Requerimento era importante; citou a falta de investimentos em outras áreas da saúde, por parte do município; e disse que os reflexos positivos dessa fiscalização seriam “para toda a coletividade”. Altran (MDB), presidente da Câmara, também defendeu a propositura (ele foi o voto de desempate que viabilizou a aprovação). O parlamentar ainda disse que, em “conta rápida”, constata-se que valor global daria para alugar 250 veículos, por R$ 2 mil mensais, durante um ano - mas que o município locaria cerca de 20 carros, apenas. 

Camilla Hellen (Republicanos) elogiou Adriel pelos esclarecimentos. Para a vereadora, “ficou bem explicado para a população” o assunto. Ela ainda disse que os pacientes precisam de conforto, e disse que estão sendo alugadas sete sedans, duas vams e duas Spin para a Saúde, além de veículos para as pastas de Obras e Meio Ambiente e para a prefeitura. Wal da Farmácia (UNIÃO) também mencionou o aumento do número de pacientes transportados a outras cidades, para tratamento médico. “Esse transporte é de suma importância”, frisou a parlamentar, contrária à propositura. 

Favorável ao Requerimento, Vitor Gabriel (PSDB) parabenizou o autor pelo pedido de informações. Contrários, Pavão da Academia (MDB) disse que a locação dos veículos era mais viável, já que, em caso de aquisição, o município arcaria com impostos, seguro e manutenção, por exemplo; Milziane Menezes (PSDB) elogiou o conforto garantido atualmente aos pacientes que necessitam de transporte; e Alexandre Pinheiro (PTB) lembrou que os moradores precisam ser tratados com respeito e ter transporte confortável. “Foi em prol do benefício do povo”, disse.

Em Indicação, Professor Adriel cobra “revisão diária” nos elevadores dos ônibus municipais

ProfessorAdrielDiscurso 05.06.2023Segundo Professor Adriel, objetivo é “fiscalizar a frota de ônibus municipal diariamente e, caso os veículos apresentem algum problema no elevador”, notificar a empresaO vereador Professor Adriel (PT) é autor da Indicação 500/2023. A propositura, enviada ao Poder Executivo, reivindica a “revisão diária” nos elevadores dos ônibus da frota de transporte público municipal. O documento foi lido no Expediente da sessão ordinária da última segunda-feira (5).

Em discurso na data, Adriel citou a importância de se fazer tais revisões, visando desenvolver de fato, no município, uma “política de inclusão”. Ele citou o caso de equipamentos danificados, e defendeu que a empresa responsável, em diálogo com o Poder Executivo, solucione os problemas.

O objetivo é “fiscalizar a frota de ônibus municipal diariamente e, caso os veículos apresentem algum problema no elevador”, notificar a empresa “para providenciar o reparo”, diz a Indicação, citando que pessoas com deficiência reclamam da falta de acessibilidade no transporte público. 

ISENÇÃO DE IMPOSTOS

Professor Adriel também comentou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2023, da prefeitura, que criou o “Programa de Incentivos Fiscais para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município”. “Que venhamos, a partir desse Projeto, construir o progresso na cidade de Monte Mor”, disse, sobre a proposta aprovada na data, destacando que o incentivo fiscal e a atração das empresas ao município se dará com respeito ao meio ambiente, à natureza e às pessoas.

Programa aprovado prevê novos critérios para isenção de impostos a empresas

Mesa 05.06.2023Vista parcial do Plenário, contemplando Mesa Diretora: PLC que prevê incentivos fiscais a empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços foi aprovado por unanimidadeFoi aprovado pela Câmara o “Programa de Incentivos Fiscais para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município”. A votação ocorreu durante a sessão ordinária desta segunda-feira (5). O Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2023, da prefeitura, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. s

Na prática, a propositura revoga a Lei Municipal 2419/2017, prevendo novos critérios para a concessão de isenção de impostos a empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços que pretendam se instalar ou expandir as suas atividades no município. O texto segue agora para sanção do prefeito. 

O PLC estabelece a concessão de Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU), Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e das taxas de fiscalização das licenças para execução de obras, localização e funcionamento da empresa, durante prazos específicos. 

Ainda conforme a propositura, o prazo de isenção da taxa do IPTU vai variar de cinco anos a 15 anos, de acordo com o quadro de empregados da empresa (quanto maior o número de funcionários, maior o período). Para pleitear o benefício, deverá ser formalizado “Protocolo de Intenções” com o Município.

As empresas beneficiadas ficam obrigadas a preencher pelo menos 70% do seu quadro de funcionários com pessoas residentes no município, além de terem que doar 1% do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou outro Fundo Municipal, estabelece o PLC aprovado.

“Estamos convictos de que a solução para a redução das desigualdades regionais exige a atração de empresas de médio e grande porte para realizarem investimentos produtivos que promovam de forma expressiva o desenvolvimento econômico e social do município”, afirma o prefeito Edivaldo Brischi (PTB). 

Na sessão, também foi aprovada por unanimidade a Emenda Modificativa 2/2023, da Comissão de Justiça e Redação (CJR), que corrige artigo do PLC, visando excluir trecho que expressava “revogação de forma genérica”, infringindo a legislação federal. Parlamentares comentaram as votações (assista no YouTube). 

Nos documentos acessórios ao PLC, consta, ainda, Mensagem enviada pelo prefeito, na qual o mesmo solicitava a redução, de 70% para 60%, do quadro de funcionários obrigatoriamente residentes no município. A CJR não acatou a proposta e não apresentou Emenda alterando esse percentual, que se manteve em 70%. 

Associação vai desenvolver “trabalho histórico” com público autista, diz Adriel

ProfessorAdrielDiscurso 29 05 2023Professor Adriel frisou a importância da inclusão do público autista na agenda política de Monte Mor, e disse que a instalação da entidade consiste num “feito histórico”O vereador Professor Adriel (PT) destaca que a Associação de Mães e Amigos do Autista (AMAA) vai desenvolver um “trabalho histórico” no município, prestando acolhimento multiprofissional, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e pedagogos especialistas na área. Segundo ele, a entidade será instalada em Monte Mor, possivelmente em junho, na antiga sede da Demutran, no Conjunto Habitacional Maria Giatti, que passa por reformas.

Na sessão ordinária da última segunda-feira (29), Adriel relatou que conheceu a Associação no ano passado e, desde então, vinha conversando com a prefeitura em busca de um espaço, agora cedido. O termo de permissão de uso do imóvel, na Rua José Cleuneris Giatti, foi publicado no Diário Oficial. Ele agradeceu ao Poder Executivo e, ainda, à empresa Novacki, que, em atendimento ao ofício do seu gabinete, fez doações para viabilizar a implantação da entidade no município.

Em seu pronunciamento, o parlamentar explicou que a AMAA vai trabalhar com o público autista cadastrado na rede pública, nas diversas faixas etárias, da infância à fase adulta. Ele ainda ressaltou a missão de luta por uma cidade inclusiva para todas as pessoas; disse que os desafios são muitos, quando se fala de acessibilidade; mas que o município está próximo de conquistar “feito histórico”. Adriel também frisou a importância da inclusão do público autista na agenda política de Monte Mor.

Foto Lado a Lado