Diálogo entre Poderes: vereadores e secretários participam de reunião na Câmara

Geral reunião 03.02.2024 01Vanderlei Soares, chefe de gabinete da prefeitura, com os vereadores Bruno Leite e Beto Carvalho, durante apresentação aos demais secretários e vereadores, no Plenário da CâmaraCom espírito de diálogo entre Poderes e visando uma atuação conjunta em prol de melhorias para a sociedade, vereadores e secretários municipais estiveram reunidos no Plenário da Câmara, nesta segunda-feira (3). O encontro, que terminou minutos antes da primeira sessão ordinária do ano, permitiu a apresentação dos parlamentares e dos novos titulares das pastas.

Presidente do Poder Legislativo, Beto Carvalho (PP) abriu a reunião, destacando a importância do evento e da interação entre Câmara e prefeitura, em benefício dos moradores. Ele explicou que o prefeito Murilo Rinaldo estava ausente devido à convocação para participar de um encontro com o governador, para tratar do problema das enchentes.

“Tenho certeza que a gente vai fazer um grande trabalho, juntos, porque sozinho a gente não faz nada”, disse Bruno Leite (UNIÃO), líder do governo. Ele frisou que a “missão” é resolver os problemas da cidade, daí a importância de obter respostas da prefeitura e ter uma convivência harmoniosa: “são Poderes diferentes, mas nós temos que estar conectados”.

Algumas cobranças e críticas sobre falta de respostas da prefeitura a demandas apresentadas por alguns vereadores também foram pontuadas, no encontro. Em contrapartida, problemas encontrados em algumas pastas também foram relatados por alguns dos secretários, como a precariedade da infraestrutura de prédios públicos e as dívidas deixadas pela gestão anterior. 

PARTICIPAÇÕES

Geral reunião 03.02.2024 02Servidores da prefeitura e da Câmara, incluindo diretores, coordenadores e assessores parlamentares estiveram presentes no encontro: diálogo entre os Poderes em pautaChefe de Gabinete da prefeitura, o ex-vereador Vanderlei Soares fez a apresentação dos demais secretários. Estiveram presentes Lúcia Albrecht (Administração), Fábio Paganotto Carvalho (Segurança), Andreza Ramos (Cultura e Turismo), Alexandre Romão (Obras), Maria Tereza Gomes Carneiro (Meio Ambiente e Agricultura), Wagner Tegon (Saúde),  Felipe Zani (Esportes), Fabrício Portugal (Assuntos Metropolitanos e Institucionais), Regimara Stigliani (Educação) e Josiane Guari (Finanças).

Da Câmara, além do presidente e do líder do governo, participaram os vereadores: Alexandre Pinheiro (Republicanos), Andrea Garcia (PSD), Camilla Hellen (Republicanos), Clair Gomes (PSB), Edson Silva (PL), Josuel da Conceição (PSD), Professor Adriel (PDT), Renato Olivatto (PSDB), Roger Santos (PT) e Wal da Farmácia (PSB). Assessores parlamentares e outros servidores da Câmara e da prefeitura, incluindo diretores municipais, o comandante e o subcomandante da Guarda Civil, também estiveram presentes. 

ANÚNCIOS E PEDIDOS

O presidente da Câmara, Beto Carvalho, anunciou que as reuniões do Comitê da dengue serão realizadas na Casa, conforme acordado com a Saúde, subsidiando os parlamentares de informações sobre o assunto. Já Bruno Leite, líder do governo, defendeu a realização de um encontro semanal entre vereadores e o secretariado, visando alinhar informações sobre as políticas públicas em andamento. No encontro, foi salientado que os vereadores são a voz da população e que, nesse sentido, precisam ser atendidos pelos secretários municipais - assim como os seus respectivos assessores parlamentares, que os representam.

GALERIA DE IMAGENS

Nesta segunda-feira (3), Câmara realiza 1ª sessão ordinária da legislatura

plenariovazio 08.08.2023Vista parcial do Plenário da Câmara (Arquivo: 08/08/2023)A primeira sessão ordinária de 2025, e da atual legislatura, será realizada na próxima segunda-feira (3), a partir das 17h30, no Plenário (Rua Rage Maluf, 61, Centro).

O evento será transmitido ao vivo pelos canais do Youtube e do Facebook da Câmara, como de costume. Além disso, será possível acompanhar os trabalhos presencialmente; participe!

A 20ª legislatura do Poder Legislativo tomou posse em 1º de janeiro, no Ginásio Baia Assis. Os vereadores já protocolaram 72 Indicações, com sugestões e pedidos de melhorias.

A pauta da sessão, com todas essas Indicações, pode ser acessada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), software usado para a tramitação de proposituras e votações.

Relatório de gestão: Ouvidoria recebeu 127 manifestações de cidadãos no ano passado

fala.br iconeO sistema Fala.BR é um dos canais utilizados pela Ouvidoria da Câmara, para recebimento das demandas. Além disso, é possível ser atendido por e-mail, telefone ou presencialmente - no último caso a partir de agendamento prévio (Imagem: Portal Gov.BR)O Serviço de Ouvidoria e Transparência (SOT) da Câmara divulgou recentemente o seu Relatório Anual de Gestão, relativo aos trabalhos do órgão no ano passado. Conforme o documento, foram recebidas 127 manifestações de usuários dos serviços públicos em 2024. 

Desse total de manifestações, 107 consistiram em pedidos de informação direcionados ao Poder Legislativo. Houve, ainda, 11 denúncias, sete reclamações, uma comunicação e uma sugestão. Os canais utilizados pelo SOT foram o sistema Fala.BR, o e-mail e o telefone. 

O “canal preferencial dos cidadãos para solicitações de informações” foi o telefone - onde foram recebidas 85 manifestações, ou seja, 66,93% do total. Além disso, houve um aumento de 79% no número total de manifestações recebidas, comparando-se com os dados de 2023

Segundo o Relatório, o SOT “buscou fornecer respostas atenciosas e qualificadas, tentando sempre dar os devidos esclarecimentos, apontando possíveis soluções e, sempre que possível, encaminhando aos órgãos e setores competentes para que a demanda seja solucionada”.

O documento menciona a aprovação, pelo Plenário, da Resolução que regulamentou a atuação do SOT, em atendimento às Leis Federais 12527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, e 13.460/2027, Lei de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos.

CRIAÇÃO

Instituído pela Lei 2756/2020, o SOT é “responsável por receber, analisar, encaminhar e responder as manifestações de pedidos de informações, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais demandas de cidadãos usuários dos serviços públicos, encaminhadas aos principais canais de atendimento”. “Além disso, analisa, avalia e monitora a implementação de melhorias na transparência pública do Poder Legislativo municipal”, destaca texto disponível na página do órgão - a partir da qual é possível acessar os canais de contato.

Vereadores fizeram 563 Indicações com sugestões de melhorias à prefeitura em 2024

tapa buraco prefeitura 22.11.2024Operação tapa-buraco realizada no entorno do Terminal Geraldo Benini: recape foi um dos serviços mais reivindicados pelos vereadores, no ano passado (Foto: Prefeitura: 22/11/2024)Em 2024, 934 matérias legislativas tramitaram na Câmara, incluindo 563 Indicações de autoria de vereadores, com diversas sugestões de melhorias enviadas à prefeitura (como reparos em asfalto, manutenções em bocas de lobo e outras cobranças de obras e serviços). 

Prevista no Regimento Interno do Poder Legislativo, como função de assessoramento, a “Indicação é a proposição em que o vereador sugere ao Poder Executivo medidas de interesse público, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira”.

Os parlamentares que apresentaram mais Indicações foram Wal da Farmácia (PSB), com 155 cobranças, Alexandre Pinheiro (Republicanos), com 101, e Professor Adriel (PDT), com 74. A lista completa consta de relatório do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Do total de matérias que tramitaram na Câmara, 144 deram origem à normas jurídicas - ou seja, levaram à edição de regras sobre políticas públicas vigentes no município, por exemplo. Ao todo, foram sancionadas no ano passado 119 leis ordinárias aprovadas pelos vereadores

Os dados de 2024 ainda contemplam a elaboração, pelos parlamentares, de 74 pedidos de votação de proposituras em regime de urgência especial, 32 Requerimentos (maioria com pedidos de informação ao Poder Executivo) e 18 Moções (seja de Pesar ou de Aplausos).

EVENTOS PÚBLICOS

No período, o Plenário foi o palco para a realização de 47 sessões: 43 ordinárias e 4 extraordinárias. Também foram realizadas dez audiências públicas pelas Comissões. Abertos à participação do público, os eventos também foram transmitidos ao vivo pela internet. 

Outro relatório disponível no SAPL trata das estatísticas de acesso às normas jurídicas. Em 2024, a Lei Orgânica do município foi visualizada 3,6 mil vezes, sendo a mais acessada no Sistema. Em segundo lugar está o Estatuto da Guarda Civil Municipal, com 2 mil acessos. 

Foto Lado a Lado