Eleitos do Parlamento Jovem participam de treinamento na Câmara; posse será nesta quarta (27)

visita estudantes etc 25.10.2021Estudantes estiveram na sala do presidente da Câmara, vereador Alexandre PinheiroNesta segunda-feira (25), estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor que integram o Programa Parlamento Jovem visitaram a sede da Câmara. Acompanhados pelo professor de história Roney Staianov Caum, que integra a comissão organizadora do Programa, os jovens eleitos, assim como os suplentes, fizeram um “tour” pelo Poder Legislativo: conheceram os setores da Casa, o gabinete da Presidência, e participaram de um treinamento promovido pela Escola do Legislativo. 

A cerimônia de posse do Parlamento Jovem será realizada nesta quarta-feira (27), a partir das 15h, com a presença de parlamentares, servidores da Casa e integrantes do Programa. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais e pelo site oficial da Câmara. O resultado da eleição - que contou com 29 estudantes concorrendo às 15 vagas de vereador jovem do programa de educação política, que é desenvolvido neste semestre em parceria com a Etec - foi divulgado na sexta-feira (22).

No Plenário, o professor Roney fez discurso aos estudantes, nesta segunda-feira. Ele comemorou o êxito do Programa, que foi iniciado no contexto da pandemia. “É uma parceria que está nascendo e que, tenho certeza, nos outros anos será melhor ainda”, afirmou, manifestando expectativas de que o Parlamento Jovem possa “transformar a cabeça da juventude de Monte Mor”. Ele ainda destacou que a eleição foi viabilizada através de urna eletrônica desenvolvida pelos professores da própria Etec.

Mais votado no pleito, com 40 votos, o jovem José do Vale, do Partido da Esperança, estava presente na Câmara, e contou sua experiência na eleição - que inclusive teve campanha eleitoral, através das redes sociais e presencialmente, com as divulgações das propostas de cada partido em cartazes, na Escola. Após a posse desta sexta, os eleitos serão “apadrinhados” por parlamentares da Casa, e vão elaborar proposituras que, caso sejam consistentes, poderão ser “oficializadas” por um vereador. 

GALERIA DE IMAGENS:

Sessão plenária: Projeto que dá nome à área de lazer do Café II é aprovado pela Câmara

AlexandrePinheiro 25.10.2021 2O vereador Alexandre Pinheiro, presidente da Câmara, autor do PL aprovadoA Câmara aprovou nesta segunda-feira (25), por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 128/2021, de iniciativa do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Casa. A propositura dá o nome de Hussein Gemha Salum Bianco, conhecido como “Guga Bianco”, à Área de Sistema de Lazer 5, localizada entre as Ruas Um e Três do Parque do Café II. O texto foi aprovado na sessão ordinária do Poder Legislativo, e segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

Natural de Barretos (SP), e neto de imigrante libanês, Guga Bianco “herdou o carisma e empreendedorismo de seu avô, que sempre o inspirou”. Segundo a Justificativa do PL, o homenageado, que morreu em novembro de 2020, passou a infância e adolescência na cidade natal, e posteriormente cursou Publicidade e Propaganda, em Campinas. Trabalhou com publicidade e marketing na política, e na construção civil, e, paralelamente, auxiliou o pai na pecuária, em Goiás. 

“O Guga Bianco foi um precursor da pecuária moderna e, infelizmente, também é uma vida ceifada pela Covid-19. Morreu muito cedo, aos 54 anos”, comentou Alexandre, durante a sessão ordinária. Ele explicou que a homenagem do PL partiu de um pedido do amigo e sócio de Guga, Pedro Lopes - empresário que inclusive se comprometeu a revitalizar o espaço da praça, instalando equipamentos. “É uma praça que era um ajuntado de entulhos, ali perto da Rua Um, do Café II”, afirmou.

CONSTRUÇÃO CIVIL

No PL aprovado, Alexandre destaca a atuação de Guga e Pedro na área de construção civil, inclusive com a criação de empreendimento imobiliário de referência na cidade, no Parque Figueira. “Em 2012, Guga iniciou atividades na construção civil ao lado de seu amigo e sócio Pedro Lopes e criaram a incorporadora GPX, tendo realizado vários projetos no interior de São Paulo e escolhido Monte Mor para lançar seu principal empreendimento, uma referência no município”, diz o texto. 

Por meio de Projeto de Lei, Câmara dá nome de munícipe à Rua Quatro do Central Park

BrunoLeite 25.10.2021 DiscursoO vereador Bruno Leite, autor do PL que dá nome à Rua do Central ParkPor unanimidade, o Plenário aprovou nesta segunda-feira (25), na sessão ordinária, o Projeto de Lei 127/2021, de iniciativa do vereador Bruno Leite (DEM). A propositura dá nome à Rua Quatro do Loteamento Jardim Central Park, que passará a se chamar Rua Silma Barbosa dos Reis. O PL aprovado será enviado à prefeitura, para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB). 

Natural de Rio Pardo de Minas (MG), Silma Reis “migrou para Monte Mor ainda pequena, com sua família”, e “construiu uma carreira profissional de sucesso” no município, destaca a propositura sobre a homenageada, que morreu em junho, em decorrência de sequelas da Covid-19. Ela  possuía curso técnico de contabilidade, era graduada em Administração, com pós-graduação, diz o texto. 

Na Justificativa do Projeto de Lei, Bruno Leite ainda destaca que Silma “foi uma das idealizadoras, fundadora, sócio-proprietária e diretora das empresas Reis Beer (Chopp Reis Maltbeer), Job Line Recursos Humanos, assim como Crystal Clean, San Reis e Clean Corp, empresas geradoras de emprego para Monte Mor e toda região”.

HOMENAGEM

Minutos antes da votação, o autor da propositura comentou a homenagem. Para Bruno, Silma Reis  “deixou o legado de uma pessoa séria, uma mãe, uma empresária, de alguém que empreendeu e ajudou a cidade”.  Wal da Farmácia (PSL) também elogiou o Projeto, disse que a homenageada era sua amiga, e que os familiares se sentirão honrados. “Os filhos vão ficar muito felizes, com certeza”, completou Andrea Garcia. Milziane Menezes (PSDB) também elogiou a homenagem. 

Em Requerimentos aprovados, vereadores pedem informações à prefeitura sobre assuntos diversos

Autores Requerimentos Aprovados 25.10.2021Camilla Hellen, Alexandre Pinheiro e Wal da Farmácia são autores dos Requerimentos que pedem informações à prefeituraQuatro Requerimentos com pedidos de informações à prefeitura foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (25), por 12 votos favoráveis e dois contrários. As proposituras são de iniciativa dos vereadores Camilla Hellen (Republicanos), Wal da Farmácia (PSL) e Alexandre Pinheiro (PTB).

No Requerimento 17/2021, Camilla solicita o plano de contingência da Secretaria Municipal de Defesa Civil. “Estamos chegando em tempos de chuva, havendo a necessidade de darmos uma atenção e resposta aos cidadãos”, afirma a parlamentar, em trecho da propositura.

Em pronunciamento, a vereadora reconheceu que o novo secretário da pasta assumiu há pouco tempo, mas salientou que as informações são necessárias. “Nosso município sofre muito, quando tem chuvas fortes”, disse, citando inclusive os alagamentos que ocorrem anualmente. 

RECURSOS

Painel Requerimentos 25.10.2021Painel de votação: Requerimentos 17, 18, 19 e 20 foram apreciados em bloco, e obtiveram 12 votos a favor e dois contráriosA vereadora Wal da Farmácia é autora dos Requerimentos 18/2021 e 19/2021. Respectivamente, as proposituras pedem informações ao Poder Executivo sobre o “empenho referente à empresa Arcon Engenharia e Serviços Eireli”, e “sobre a transferência do prédio da Secretaria da Educação”.

Na sessão da Câmara, Wal afirmou que a empresa citada, que é de Hortolândia, teria ganhado uma licitação no valor de R$1 milhão, da prefeitura, “para plantar flores, [fazer serviços relacionados com] a parte elétrica da prefeitura e algumas situações de jardinagem”. 

“É um valor extremamente alto”, disse, pedindo transparência. No outro Requerimento, a parlamentar pede informações sobre o aluguel do prédio da Educação. “Num momento em que a gestão falou tanto em gastar menos, qual o motivo da transferência de prédio? É tempo de economia, de economizar”.

DETALHES

O Requerimento 18 questiona: o serviço prestado pela empresa Arcon Engenharia, o valor total do contrato, o setor onde o serviço está sendo executado e a “atividade secundária” que estaria sendo realizada no município. Pede, também, cópias de notas fiscais pagas, da licitação e do contrato. 

Já o Requerimento 19 questiona a prefeitura sobre o motivo de transferência de prédio da secretaria municipal de Educação. Solicita, ainda, o valor gasto com a reforma e com aluguel, a data de início do pagamento do aluguel, assim como as cópias do contrato de locação. 

OBRAS

Presidente da Câmara, Alexandre é autor do Requerimento 20/2021, que reivindica “informações sobre obras em andamento e previstas na cidade de Monte Mor”. “Para que nós possamos ter ciência e acompanhar de fato [o andamento das mesmas]”, relatou o parlamentar, em discurso na sessão.

O documento reivindica a relação das obras em andamento atualmente, seus valores, a “origem dos recursos e contrapartidas da administração”, assim como a localização e a relação daquelas que estão previstas para a cidade, além da “fase do processo” em que se encontram. 

COMENTÁRIOS

Todos os requerimentos foram discutidos e votados em bloco, na sessão plenária. Além dos autores, outros parlamentares realizaram comentários (assista aqui). “Esse realmente é o dever primário do vereador, fiscalizar”, disse Paranhos (MDB), apoiando as proposituras. Já Andrea Garcia (PTB) disse que tem “total liberdade” para questionar o governo. Afirmou que o valor licitado pelo Executivo não é necessariamente o que será contratado. Disse que os gastos em paisagismo da UPA foram de cerca de 15 mil. E, ainda, que o novo prédio da Educação tem menor valor de aluguel do que o espaço anterior, além de oferecer melhores condiçoes aos servidores. Milziane Menezes (PSDB) reforçou que é a favor de todos os Requerimentos apresentados na Casa. “Quem não deve não esconde”, disse.

Foto Lado a Lado