Rádio Prima, 30 anos: homenagem é aprovada

Mocao2 Posada 09.02.2026Wal da Farmácia, outros vereadores e integrantes da Rádio PrimaA Associação Cultural e Comunitária Prima, que administra a Rádio Prima FM 105.9, recebeu nesta segunda-feira (9) uma Moção de Aplausos da Câmara.

A honraria, de iniciativa da vereadora Wal da Farmácia (PSB), destaca os “relevantes serviços prestados ao município” ao longo de 30 anos.

A matéria foi aprovada por 13 votos favoráveis e um contrário, na sessão ordinária.

No texto, a autora cita a trajetória da emissora de rádio, incluindo diversas fases, como:

“A Associação Cultural [...], através da Rádio Prima FM, vem estabelecendo desde a sua fundação uma relação intrínseca com a comunidade local”, diz a autora. 

“Vários são os setores em que a entidade atua através da emissora”, completa.

São destacadas: a divulgação de informações relevantes, como oferta de empregos, achados e perdidos e campanhas da área saúde, além das manifestações culturais locais. 

Também é mencionada a atuação no campo social, com a arrecadação de “agasalhos, campanha para compra de cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, dentre outros”.

Reconhecimento

Antes da votação, Wal leu a íntegra da Moção de Aplausos e exibiu fotos - muitas delas nas quais os integrantes da emissora aparecem ao lado de artistas diversos.

A parlamentar se emocionou ao citar Rage Maluf, um dos fundadores da rádio, que faleceu em 2024.

Também são destacados, na matéria, os nomes de Roberto Wellendorf (In Memorian), Carlos Zambom e Ricardo Elias Maluf Scaranello, o Risca, atual presidente da Associação.

“É com grande honra que prestamos essa Moção de Aplauso, como uma singela forma de reconhecer o valoroso trabalho que vem sendo desenvolvido”, diz a parlamentar, na matéria.

Na sessão plenária, também foi exibido um vídeo institucional da emissora gravado em comemoração aos 30 anos de atividade, completados em 12 de dezembro de 2025.

Outros parlamentares também comentaram o assunto, elogiando a rádio comunitária. A aprovação da matéria foi aplaudida de pé.

Imagens

Câmara pede informações sobre concursos ✍️

JosuelDaConceição 09.02.2026Josuel da Conceição é o autor do RequerimentoÉ de autoria do vereador Josuel da Conceição (PSD) o Requerimento 1/2026, aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (9).

O documento pede que a prefeitura forneça informações sobre os “seis últimos concursos públicos realizados pelo município” entre 2019 e 2024, incluindo: 

  • o detalhamento das áreas contempladas e o número de convocados para os cargos; 
  • as classificações desses convocados e o total de efetivados.

Na Justificativa, o autor aponta a necessidade de verificar a situação desses certames, especialmente no que se refere ao “chamamento dos aprovados”. 

Perguntas

O texto menciona dois concursos de 2019, um de 2022, dois de 2023 e um do ano de 2024.

Entre as sete perguntas enviadas ao Poder Executivo está o questionamento sobre “quais critérios foram utilizados para definir a ordem e o ritmo de convocação”.

“Existe previsão de novas convocações? Em caso afirmativo, qual o cronograma estimado para tais convocações?”, também pergunta o vereador, no Requerimento. 

Comentários

Durante a discussão da matéria, Josuel citou o recebimento de denúncia de supostas “irregularidades” em concursos do município, e defendeu uma investigação judicial.

“Aqueles que foram beneficiados [por eventuais fraudes], que sejam punidos, e [possam] dar, por direito, o seu lugar para aqueles que passaram de fato no concurso”, afirmou.

Ele citou supostos “acordos políticos” que teriam beneficiado candidatos em detrimento de outros; e disse que, após receber as informações, irá representar ao Ministério Público.

Wal da Farmácia (PSB) disse que a propositura é “pertinente”, mas pediu que fossem registrados em ata os termos usados pelo autor, como os supostos “acordos políticos”.

Ela disse que se trata de uma “denúncia muito grave”, que já teria sido relatada em rede social, pelo autor.

“Quando a gente vier falar aqui, nós temos que ter provas. O senhor fez, sim, um Requerimento solicitando [as informações], mas antes o senhor acusou, o senhor disse que teve crime”, afirmou.

Josuel ressaltou que a matéria trata de uma fiscalização “de obrigação dos vereadores”.

Wal disse ser a favor do Requerimento; afirmou que nunca recebeu “uma denúncia a respeito de concursos anteriores”; e frisou a importância de não se imputar crime antes de ter provas.

O presidente Beto Carvalho (PP) ressaltou que os Requerimentos apresentados na Câmara são válidos, por serem atos de fiscalização. 

UBSs terão veículos próprios, anuncia Wal

WalldaFarmaciaDiscurso 02.02.2025 MG 8027“Cada unidade vai ter seu carro específico para uso”, disse WalA vereadora Wal da Farmácia (PSB) indicou a totalidade da Emenda Impositiva do seu gabinete, no valor de R$ 473,6 mil, para a aquisição de veículos para unidades de saúde.

Conforme o Orçamento aprovado, serão adquiridos seis carros, beneficiando a Unidade Central e as UBSs dos bairros Jardim Paviotti, São Clemente, Colina, Sam Remo e Moreira.

Na sessão ordinária desta segunda-feira (2), a parlamentar destacou que os carros - um para cada unidade de saúde - vão possibilitar visitas domiciliares e o acolhimento dos pacientes.

“Então, será de muita importância. Cada unidade [de saúde] vai ter seu carro específico para uso”, salientou.

Wal ainda comentou a sua atuação na Frente Parlamentar em Defesa das Crianças com Autismo, e citou a existência de um grupo para trocas de experiências e informações.  

Chuvas e alagamentos

A vereadora manifestou solidariedade aos moradores afetados pelas chuvas. 

Ela lembrou que o município sofreu com “chuvas fortes, intensas”, nas últimas semanas, causando pontos de alagamento e vias interditadas. 

“Eis uma pauta [...] que temos que trabalhar arduamente para auxiliar a nossa administração pública”, frisou.

Wal também agradeceu à Defesa Civil, pelo acolhimento a demandas do seu gabinete.

Alteradas regras da previdência complementar

Complemento PrevidenciarioAlterações foram aprovadas por unanimidade (Imagem ilustrativa: Pixabay)O Projeto de Lei (PL) 113/2025 promove duas novas adequações na Lei Municipal que institui o regime de Previdência Complementar dos servidores públicos do município.

A matéria é de autoria da prefeitura e foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (2), a primeira do ano.

Conforme o texto, as mudanças “permitem que o Poder Executivo ofereça e patrocine planos de benefícios previdenciários por meio de entidade fechada de previdência complementar”.

Ou seja, além de se aposentarem pelo Ipremor (Instituto de Previdência Municipal), os servidores efetivos poderão contratar outra instituição para complementar essa renda. 

As alterações

A primeira alteração foi feita no artigo 5º da lei, excluindo a obrigatoriedade de que a entidade de previdência seja “de natureza pública”, como previsto anteriormente.

Além disso, o PL autoriza que a prefeitura:

✅ firme convênio de cooperação 

✅ ou faça o “aproveitamento de processo seletivo realizado por outro ente público para a contratação de entidade fechada de previdência complementar”.

Segundo o prefeito Murilo Rinaldo, essa medida “confere maior eficiência e economicidade à contratação da entidade gestora, evitando a duplicidade de procedimentos e custos desnecessários”.

A matéria segue agora para sanção. 

Comentários

Wal da Farmácia (PSB) disse que a prefeitura vai contratar uma entidade e que os servidores que tiverem interesse poderão contratar essa “complementação da Previdência”.

“Então, é descontado em folha de pagamento. E caso o servidor queira contratar uma empresa, para ter uma nova aposentadoria, melhor, está autorizado com esse Projeto”, salientou.

O presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), lembrou que, anteriormente, apenas entidades públicas poderiam ofertar a previdência complementar; agora, as privadas também podem.

Leia também

Foto Lado a Lado