Ações da Defesa Civil no Estado são debatidas

Geral 10.11 agemcamp defesacivilIntegrantes da Defesa Civil de diversos municípios paulistas estiveram presentes no PlenárioRepresentantes de diversos municípios paulistas - incluindo Campinas, Indaiatuba, Hortolândia, Holambra, Valinhos, São Paulo e Monte Mor - participaram de uma reunião da Câmara Temática de Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (10).

O evento da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) foi realizado no Plenário da Câmara.

Dentre as autoridades presentes na abertura estavam: 

  • o presidente Beto Carvalho (PP)
  • o prefeito Murilo Rinaldo, 
  • o secretário de Defesa Civil, Daniel Honorato,
  • o chefe de gabinete da prefeitura, Vanderlei Soares,
  • e os vereadores Bruno Leite (UNIÃO) e Edson Silva (PL).

A reunião debateu os desafios e conquistas da área de Defesa Civil, incluindo as obras de desassoreamento que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, em Monte Mor, salientadas tanto pelo presidente da Câmara quanto pelo prefeito.

“Nós sabemos que estamos avançando a respeito desse assunto”, comentou Beto, parabenizando o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e manifestando expectativa de que avanços serão alcançados na área - o que vai minimizar os impactos das enchentes. 

SP Águas

A gerente de Monitoramento Hidrológico da SP Águas, coronel Cláudia Bemi, fez uma apresentação sobre o trabalho da agência reguladora, que substituiu o antigo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado.

A profissional afirmou que São Paulo vem aumentando a rede de monitoramento, visando garantir o gerenciamento de riscos na área da Defesa Civil.

“A segurança hídrica é nosso maior propósito”, afirmou, ao citar o cenário de mudanças climáticas e a redução das chuvas, por exemplo.

Cláudia Bemi ainda comentou o “protocolo das chuvas”, com a instalação de sirenes para que moradores de áreas de inundação sejam avisados previamente. Os equipamentos já foram instalados em dois municípios paulistas, incluindo Capivari - o que deve ser ampliado.

Além disso, ela frisou a importância do trabalho conjunto com as autoridades municipais.

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Câmara recebe serviços da CAASP-OAB

Geral oabsp 07.11.2025Entre os serviços oferecidos estava exame de bioimpedância, grátis, e livraria com descontosA Câmara recebeu na manhã desta sexta-feira (7) os serviços da “CAASP Itinerante 2025”, com o slogan “onde você estiver, o cuidado chega”. 

A atividade é promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O evento contemplou serviços como:

✔️exame de bioimpedância gratuito;

✔️livraria com descontos;

✔️ ginástica laboral;

✔️ dentre outros.

O presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), e o vereador Edson Silva (PL) prestigiaram o evento.

Servidores do Poder Legislativo também estiveram presentes.

Conforme o site do órgão, “o propósito fundamental da CAASP é oferecer diversos tipos de serviços e benefícios sociais para advogados e estagiários regularmente inscritos na OAB/SP”.

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Mau atendimento pode levar a investigações

Geral audienciasabesp 06.11.2025 02Autoridades estiveram presentes na audiência (Fotos: Assessoria | deputada Ana Perugini)Debatidos numa audiência pública, nesta quinta-feira (6), os problemas no atendimento prestado pela Sabesp podem levar a encaminhamentos diversos.

Organizadora do evento, a deputada estadual Ana Perugini criticou o processo de privatização da empresa.

Além disso, ela defendeu a criação de uma Comissão de Investigação, na Câmara, para tratar dos problemas, tendo em vista que se trata de um serviço público.

“Nenhuma empresa que deixa de cumprir a sua responsabilidade é bem vista”, afirmou.

A deputada também disse que levará o assunto à Comissão dos Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp, e buscará as assinaturas para abertura de investigação. 

O presidente Beto Carvalho (PP) também sugeriu a realização de uma nova audiência pública. “Para a gente começar a sintonizar as falas e começar a dar resultado”, disse.

Já o chefe do Procon municipal, Edgar Souza de Santos, sugeriu reunir um dossiê contemplando os casos das cidades atendidas pela empresa, e formalizar uma representação na Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, em Brasília. 

Ele foi responsável por enumerar diversas reclamações dos usuários, no evento.

Cobranças

Realizada no Plenário, com duração de quase duas horas, a audiência pública teve a presença de diversas autoridades.

O promotor de Justiça Pedro José Rocha e Silva disse que a Câmara já havia relatado ao Ministério Público “as dificuldades que a população têm no atendimento aqui no município”.

Ele citou a importância do respeito às leis que garantem os direitos dos cidadãos, incluindo idosos e pessoas com deficiência. 

“Agora, tendo conhecimento da violação dessas leis, tenho certeza que, dentro das nossas atribuições, serão feitas as provocações”, afirmou o promotor.

Da prefeitura, participaram o vice-prefeito, Professor Fio, secretários e diretores. Da Câmara, os vereadores Clair Gomes (PSB) e Edson Silva (PL) estiveram presentes. Odair Ribeiro, chefe da Receita Federal, também participou.

Munícipes, servidores públicos e assessores parlamentares também prestigiaram a atividade, que foi transmitida ao vivo pela internet. 

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🔗 Problemas da Sabesp são citados em audiência

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Problemas da Sabesp são citados em audiência

Geral audienciasabesp 06.11.2025 01A audiência pública foi realizada no Plenário (Foto: Assessoria | deputada Ana Perugini)Nesta quinta-feira (6), a Câmara sediou uma audiência pública que abordou os diversos problemas enfrentados por munícipes que precisam de atendimento da Sabesp.

O evento foi organizado pela deputada estadual Ana Perugini, vice-presidente da Comissão dos Assuntos Metropolitanos e Municipais na Assembleia Legislativa (Alesp), que esteve presente na Casa.

O presidente Beto Carvalho (PP) comentou que os parlamentares recebem “uma enxurrada de reclamações” sobre o atendimento da empresa. 

Ele citou que, após a privatização, tais atendimentos ficaram mais burocráticos e difíceis. “Está muito ruim o atendimento pessoal [presencial], aqui, na Rua José Caetano”, destacou.

Dentre os problemas elencados por autoridades presentes - incluindo o chefe do Procon de Monte Mor, Edgar Souza de Santos - estão:

  • Demandas de instalação de redes de esgoto e de água, em localidades não atendidas;
  • Mau cheiro de esgoto, em bairros;
  • Cortes de água indevidos;
  • Atendimento só com hora marcada, e de maneira grosseira;
  • Obrigatoriedade do uso de aplicativo para agendamentos;
  • Cobranças indevidas, em valores altos;
  • Leituras erradas;
  • Cobranças por vazamentos inexistentes;
  • Aumento do valor da conta após troca de relógios de marcação;
  • Transferências de dívidas do locatário para o locador;
  • Obrigatoriedade de pagamento no cartão de crédito;
  • Cobranças indevidas;

"Acolher demandas"

O coordenador de manutenção da Sabesp, Marcelo de Oliveira, disse que o foco principal das reclamações citadas na audiência pública diziam respeito ao atendimento ao público - ou seja, a um tema não relacionado à área de atuação dele. 

“A gente vai acolher essas demandas e vai levar para os responsáveis que possam estar respondendo na sequência”, afirmou.

O fato de a empresa não ter encaminhado, à audiência pública, um profissional da área de atendimento ao público foi criticado por autoridades presentes.

Também foram propostos encaminhamentos, incluindo a realização de uma nova audiência e a criação de uma Comissão de Fiscalização (leia mais detalhes nesta reportagem).

Foto Lado a Lado