Vereadores participam de reunião com o prefeito, vice e secretários

Geral 12.05.2025 01Acompanhados do prefeito Murilo Rinaldo e do vice, Professor Fio, secretários municipais se reuniram com vereadores, nesta segunda-feira (12), no Plenário. A reunião foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Beto Carvalho (PP), que agradeceu ao líder do governo na Casa, Bruno Leite (UNIÃO), pela articulação do encontro, realizado a pedido do prefeito.

Secretários municipais abordaram projetos e ações que vêm sendo desenvolvidas pelas respectivas pastas - incluindo a Campanha do Agasalho 2025 da EPTV, na qual a Câmara será um dos pontos de coleta; a divulgação do cronograma para pagamento da licença-prêmio dos servidores; e a futura instalação de ecobarreiras no Rio Capivari, para reter resíduos.

Também foram mencionadas atividades realizadas nas áreas de trânsito e mobilidade urbana (incluindo reuniões em prol de melhorias no transporte público), segurança pública (como a necessidade de se realizar concurso público para a Guarda Civil Municipal, “o mais rápido possível”), saúde, defesa civil, esporte, cultura e turismo, dentre outras.  

PONTE

Geral 12.05.2025 02Logo no início do encontro, o prefeito destacou que o vice, Professor Fio, seria a ponte direta com os vereadores, recebendo as demandas. “No que precisar, eu também estou à disposição”, disse o chefe do Poder Executivo. Em fevereiro, também no Plenário da Câmara, prefeito, vice e secretários haviam prestado conta das ações iniciais do governo

PRESENÇAS

Além do presidente da Câmara e do líder do governo, participaram da reunião desta segunda-feira os vereadores: Alexandre Pinheiro (Republicanos), Andrea Garcia (PSD), Camilla Hellen (Republicanos), Clair Gomes (PSB), Edson Silva (PL), Josuel da Conceição (PSD), Pavão da Academia (PDT), Professor Adriel (PDT), Renato Olivatto (PSDB) e Roger Santos (PT). Servidores, incluindo assessores parlamentares, também estiveram presentes. 

Camilla cita importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

CamilaHellenDiscurso 05 05 2025 0 MG 6884“A gente ouve tantas denúncias, vê tantos relatos de abuso, de exploração sexual infantil, de assédio sexual infantil, e nós precisamos combater isso”, afirmou Camilla HellenEm 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O mês, conhecido como “Maio Laranja”, foi comentado pela vereadora Camilla Hellen (Republicanos), na sessão ordinária desta segunda-feira (5). Na oportunidade, a parlamentar frisou a importância da conscientização sobre o tema.

“A gente ouve tantas denúncias, vê tantos relatos de abuso, de exploração sexual infantil, de assédio sexual infantil, e nós precisamos combater isso”, afirmou, no pronunciamento. Ela também citou a atuação na Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, na Câmara, e destacou que tem feito Indicações a respeito do assunto.

Na sessão plenária da Câmara, a vereadora ainda citou uma reunião que teve, na data, com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, a primeira-dama Milena Braga - oportunidade na qual foram abordados assuntos diversos, inclusive os relacionados à necessidade de pagamento de auxílio-moradia às mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo Camilla, atendimentos feitos pela Frente identificaram que “a maioria das mulheres que sofre violência doméstica, infelizmente, continua no ambiente de agressão, muitas vezes por dependência econômica, financeira”. “O auxílio-moradia vem ao encontro dessa necessidade, para que essa mulher tenha condições de sair desse ambiente”, afirmou.  

Ainda conforme a parlamentar, a secretária informou que deu andamento ao pedido - feito na Indicação 572/2025, do seu gabinete - junto ao Governo Federal. “Foi, inclusive, já feito o aceite em relação a esse programa, que é um programa importante”, afirmou. “É uma política muito importante, para combater a violência contra a mulher”, completou.

CEAMO

Camilla também citou a necessidade de construção de um Centro de Referência e Apoio à Mulher (CEAMO) no município, pleiteado na Indicação 571/2025. Segundo ela, a secretária informou que reconhece a importância do órgão, mas que ainda não tem a definição do “formato de como será feito” - mas que é necessário primeiro “organizar a Casa, organizar a secretaria”, a partir inclusive de uma “força-tarefa” junto aos Conselhos Municipais, para que auxiliem nas questões da área. “Foi uma conversa muito abrangente”, salientou.

Camilla Hellen solicita a construção do Centro de Referência e Apoio à Mulher

CamillaHellen 28.04.2025 disc“Algumas mulheres, infelizmente, ficam reféns do agressor, por conta da sua situação financeira [...]. Então, eu acredito que esses equipamentos vão dar assistência”, disse CamillaNa Indicação 571/2025, a vereadora Camilla Hellen (Republicanos) solicita a construção de um Centro de Referência e Apoio à Mulher (CEAMO) no município. Enviado à prefeitura, o pedido foi comentado pela parlamentar, na sessão ordinária desta segunda-feira (28).

O CEAMO visa ao “fortalecimento das políticas públicas de proteção, acolhimento e empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas vítimas de violência doméstica, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial”, diz o texto.

No pronunciamento, a vereadora lembrou que a medida já foi implantada em Campinas, garantindo “toda assistência à mulher vítima de violência”. A cidade também adotou o pagamento de auxílio-moradia, que é pleiteado na Indicação 572/2025, do seu gabinete.

“Algumas mulheres, infelizmente, ficam reféns do agressor, por conta da sua situação financeira [...]. Então, eu acredito que esses equipamentos vão dar assistência a essa mulher, para que ela possa sair desse ciclo de violência”, frisou Camilla, no pronunciamento.

“É uma pauta importantíssima”, disse, manifestando expectativa de se reunir com a secretária de Assistência Social, Milena Braga, para abordar o assunto. Ela lembrou que a temática já foi debatida quando a deputada federal Maria Rosas visitou o município.

INDICAÇÕES

Na sessão plenária, Camilla também comentou a Indicação 570/2025, do seu gabinete. A propositura pleiteia a manutenção da estrada municipal MOR 377, conhecida como Estrada do Magoga, no Jardim Paulista. “A estrada lá está totalmente coberta de lixo, de mato, e é uma via importante”, afirmou, pedindo a atenção da prefeitura. A vereadora ainda comentou a Indicação 578/2025, que a “limpeza do bueiro localizado na Rua José Ferreira, nas proximidades do número 16, no Centro. Os pedidos foram enviados à prefeitura.

Vereadores pedem apuração de atendimento prestado na UPA; paciente morreu

Geral 28.04.2025 MG 6268Vista geral do Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (28). Requerimento é assinado pelos 15 vereadores e cobra apuração da prefeituraA partir do Requerimento 9/2025, a Câmara solicita que a prefeitura proceda à “abertura de sindicância para apurar os fatos relativos ao atendimento prestado à sra. Nilza Aparecida dos Santos”, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Brischi, no Jardim Paulista. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (28).  

O presidente Beto Carvalho (PP) lembrou que foi Josuel da Conceição (PSD) quem “levantou essa questão” na Casa. O episódio culminou com a morte da paciente, após passagens pela unidade de saúde. “Estive com um dos responsáveis pela UPA; para a nossa alegria, já foi aberta sindicância. Mas isso aqui é bom para incorporar mais, e a gente poder cobrar”, disse.

A propositura menciona “suspeita de negligência no atendimento” - e destaca que a senhora Nilza “caiu do telhado de uma altura de 3 metros” e passou por atendimentos na UPA nos dias 9 de março e 6 e 7 de abril, devido às fortes dores de cabeça. Nas ocasiões, relata o Requerimento, ela foi liberada sem a realização de exames complexos, como tomografia. 

Em 8 de abril, diz o texto assinado pelos 15 vereadores, a paciente foi levada ao Hospital Mário Covas, em Hortolândia, onde foi feita uma tomografia, diagnosticando aneurisma cerebral “por causa da queda”. Transferida ao Hospital Estadual de Sumaré, foi constatado que “não havia mais nada o que poderia ser feito, por conta de o traumatismo ter evoluído”.

Nilza morreu no dia 11 de abril deste ano. Na sessão plenária, Josuel usou a tribuna e fez um longo discurso. Ele agradeceu aos pares pelo apoio ao Requerimento, que visa “levantar se houve algum tipo de irregularidade”. “Se houve algum tipo de negligência, precisa ser esclarecido”, disse o vereador. “Nós, todos, estamos juntos nessa [cobrança]”, completou. 

APURAÇÃO

JosuelDaConceição 28.04.2025 MG 6565“Se houve algum tipo de negligência, precisa ser esclarecido”, disse o vereador Josuel da Conceição. “Nós, todos, estamos juntos nessa [cobrança]”, completou o parlamentar“Nós não podemos deixar passar despercebido [...] queremos só saber o que aconteceu de fato, porque a família veio me procurar desde que aconteceu isso”, afirmou o vereador. A propositura ainda cita que o primeiro atendimento, no dia do acidente, 9 de março, foi feito “pelo profissional Dr. Henrique F. Greco, CRM- SP 232968, onde foi feito o curativo, enfaixando a cabeça, e fazendo um raio-x, e que o resultado, segundo o médico, não quebrou nada, receitando remédios [....], mandando a paciente de volta para sua residência, sem deixar a mesma em observação e sem fazer tomografia, onde seria o procedimento correto”.

Na sessão plenária, Josuel também mencionou Boletim de Ocorrência e prontuário médico sobre o assunto. “Eu não estudei Medicina, [mas] a gente vê claramente que houve falhas”, afirmou o parlamentar. “Essa mulher passou 27 dias com dor, voltando na UPA e relatando o mesmo problema da queda, que a dor era consequente da queda, e nada foi feito”, disse ele, na tribuna da Câmara, manifestando sua indignação e, também, a expectativa de que, com o Requerimento, “outras tragédias” como essa não aconteçam na cidade. Ele defendeu a apuração dos fatos e não descartou o acionamento do Ministério Público, se necessário.

Foto Lado a Lado